VIOLÊNCIA: Combate ao abuso sexual infantil precisa ser discutido por toda a sociedade, afirma especialista

De acordo com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre 2015 e 2016, mais de 37 mil casos de denúncias de violência sexual foram registrados pela Ouvidoria, por meio do disque 100

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O abuso e a exploração sexual infantil são problemas que precisam ser enfrentados de frente pela sociedade e governo. De acordo com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre 2015 e 2016, mais de 37 mil casos de denúncias de violência sexual foram registrados pela Ouvidoria, por meio do disque 100. As vítimas possuem de zero a 18 anos e a maior parte dos casos acontece com meninas. A prostituição infantil, por exemplo, corresponde a 20 por cento das denúncias.
Já o abuso sexual, que ocorre quando o corpo da criança é usado para satisfazer sexualmente um adulto domina os casos registrados, com mais de 70 por cento. Denise Cesario é gerente executiva da Fundação Abrinq, uma organização sem fins lucrativos que defendem os direitos das crianças e adolescentes. Denise explica que o abuso pode acontecer em todos os lugares, inclusive dentro de casa.
.
TEC/SONORA: Denise Cesario, gerente executiva da Fundação Abrinq

“Quando a gente fala da questão do abuso sexual, nós estamos falando de uma ocorrência de violência que pode ocorrer dentro da família, ou seja, a vítima e o autor possuem uma relação de parentesco. Ou estamos falando de abuso sexual que ocorre quando não há vínculo parentesco, mas, essa pessoa é conhecida da criança ou adolescente”.
 
LOC: De acordo com Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente os estados  de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul lideraram o ranking das mais de 14 mil denúncias feitas em 2016. A forma mais eficiente de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção e o diálogo, afirma a gerente executiva da Fundação Abrinq.

TEC/SONORA: 
Denise Cesario, gerente executiva da Fundação Abrinq

“Combater esse problema é necessário entender um pouco o problema e tratar esse problema, quer que seja no contexto familiar, dentro dos lares, quer seja na escola, no debate com a sociedade.”

LOC: 
A fundação Abrinq ressalta a importância da denúncia para que casos de exploração sexual como abuso sexual sejam identificados. Através do disque 100, a vítima de abuso poderá ter o atendimento necessário e o agressor, se confirmado, será responsabilizado pelo crime cometido. Denuncie, disque 100. 

Reportagem, Juliana Gonçalves 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.