Data de publicação: 14 de Março de 2017, 22:47h
LOC.: Quase toda a população de Viana já tomou a vacina contra a febre amarela no município. De acordo coma prefeitura da cidade, 90 por cento dos moradores já estão protegidos contra a doença. A população do interior, inclusive, foi priorizada pela Secretaria de Saúde, já que o mosquito que transmite a febre amarela silvestre vive nas matas e regiões que fazem fronteira com essas áreas. É o que explica o Secretário de Saúde de Viana, Wanderson Bueno:
TEC./SONORA.: Wanderson Bueno, secretário de Saúde de Viana-ES.
“Como nosso município tem essa área rural extensa, ela faz essa interligação com os municípios da região serrana, que tiveram essa medida cautelar inicial por causa da Febre Amarela Silvestre. Como a gente tem uma mata, uma cobertura florestal muito grande, entrou também com medida cautelar e por também estar muito próximo da região metropolitana. Viana está dentro da região da grande Vitória do Espírito Santo. São os municípios que compõem a região metropolitana onde está a maior população do estado.”
LOC.: Os macacos dão o primeiro alerta de que a febre amarela circula na região, porque algumas espécies são tão sensíveis à doença como humanos. Pelo menos oito primatas foram encontrados mortos no município, mas até o momento não foi confirmada infecção por febre amarela em nenhum morador vianense. Acredita-se que, por desinformação, algumas pessoas estejam matando esses animais. Viana está próxima da faixa litorânea do Espírito Santo. O Secretário de Saúde, Wanderson Bueno, faz um apelo para que a população Vianense tenha tranquilidade porque não vai faltar vacina:
TEC./SONORA.: Wanderson Bueno, secretário de Saúde de Viana-ES
“Devemos ter muita tranquilidade porque, embora tenhamos registrados, no Espírito Santo, casos de febre amarela silvestre, não há caso de febre amarela urbana. A maior parte da população de Viana está concentrada em território urbano. Nós estamos fazendo a vacinação todos os dias. Então, ninguém precisa ficar desesperado, porque o Estado garantiu doses para que faça o bloqueio de toda a população.”
LOC.: A vacina contra a febre amarela é segura, mas é preciso lembrar as contraindicações para as crianças menores de seis meses, mulheres grávidas e que amamentam, pessoas com problemas de imunodeficiências, alérgicas à ovo de galinha e restrições aos idosos acima de 60 anos. Para mais informações acesse o site www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev