VERÃO: Reposição do filtro solar é importante para garantir proteção contra os raios nocivos do sol

Para evitar o câncer de pele, o filtro solar é um produto fundamental para proteger o corpo dos raios nocivos do sol. Mas é preciso saber como usar adequadamente o produto

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para evitar o câncer de pele, o filtro solar é um produto fundamental para proteger o corpo dos raios nocivos do sol. Mas é preciso saber como usar adequadamente o produto. Se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada, a recomendação é repassar o filtro solar ao longo do dia, conforme explica a chefe do Departamento de Dermatologia do Hospital Federal de Ipanema, Rio de Janeiro, Alice Buçard.

SONORA: chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Federal de Ipanema (RJ) – Alice Buçard

"Eu tento conscientizar os pacientes, pelo menos na hora do almoço, que sai para almoçar fora do trabalho, às pessoas que moram em casa, que tem exposição no jardim, na varanda e que está mais exposta, é tentar reaplicar, pelo menos, no meio do dia. No dia a dia é a gente tentar proteger as áreas expostas. O ideal é associar a proteção física com um boné, um chapéu, no dia a dia de quem se expõe mais ao sol."

REPÓRTER: A líder de brigada de incêndio, Patrícia Lima, usa o protetor solar pelo menos duas vezes ao dia. Ela adotou o hábito há dois anos para evitar manchas na pele.

SONORA: líder de brigada de incêndio – Patrícia Lima

"Eu não tinha o hábito e depois de muitas manchas comecei a fazer o tratamento e usar o protetor. Então eu estou vendo que está dando resultado e eu costumo usar pelo menos duas vezes por dia. Está melhorando muito. Esse eu peguei há dois anos para cá. Eu já vou escovar os dentes, começo fazendo limpeza de pele passando o protetor. De manhã, e depois do almoço, normalmente à tarde. De manhã é o principal porque você já começa o dia e entra no sol e na luz. Minha pele é morena e ela tem mais facilidade para queimar e a melanina é maior."

REPÓRTER: A chefe do Departamento de Dermatologia do Hospital Federal de Ipanema, Rio de Janeiro, Alice Buçard, lembra também que, independente da cor da pele, o uso do protetor solar deve ser constante.

SONORA: chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Federal de Ipanema (RJ) – Alice Buçard

"A gente é uma população que é muito miscigenada, então a gente tem desde aquele paciente que tem a pele bem clarinha, até o paciente que é realmente negro. É muito difícil a gente generalizar uma proteção que é ideal para todos, mas sempre use pelo menos um filtro com fator 30 de proteção. A grande importância é a conscientização, principalmente dos pacientes que têm um histórico familiar do câncer de pele, também é uma coisa muito importante."

REPÓRTER: O filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado. O produto deve ser escolhido de acordo com a recomendação de um especialista.

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.