VÁRZEA GRANDE (MT): Município possui o maior número de casos de Chikungunya da Baixada Cuiabana

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Várzea Grande registrou 137 casos de Chikungunya nos primeiros meses deste ano. O município lidera o ranking de casos da doença no Estado do Mato Grosso. A cidade também está em alerta com relação à Dengue, já são 424 notificações. O número é alto se comparado com o mesmo período do ano passado quando foram registrados oito casos de Chikungunya e 191 da Dengue. Esse crescimento expressivo nos índices tem preocupado a prefeitura, que montou uma força-tarefa para atuar no combate ao mosquito.  

 TEC/SONORA: Juliano Silva Melo, superintendente de Vigilância em Saúde.

 “A gente está com algumas equipes em mobilização, tipo um mutirão. Inicialmente nós trabalhamos algumas áreas mais críticas que foram detectadas no último LIRAa. E atualmente nós estamos trabalhando com áreas descobertas nesse mutirão.”   

 LOC: A agente de pátio, Ana Cristina, mora e trabalha no bairro Santa Luzia que fica um pouco mais afastado do centro da cidade. Assim como ela, vizinhos e colegas de serviço apresentaram os sintomas da doença como corpo cansado, dores nas articulações e febre. Ana conta que tem encontrado dificuldades para realizar tarefas simples.

 TEC/SONORA: Ana Cristina Gonçalves, agente de pátio.

 “Nos primeiros dias eu não tinha força nem para pegar um copo d’ água. Os pés doem muito. Tudo muito inchado. Aí eu não faço nada na verdade. Eu fico deitada o dia todo. Mal consigo fazer um café.”

 LOC: O município conta hoje com 136 agentes de endemias atuando no combate ao mosquito. Mas, cada morador pode também fazer a sua parte. Não deixe água parada, limpe as calhas e mantenha as caixas d’águas bem fechadas. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.