VÁRZEA DA PALMA (MG): Cidade está em situação de alerta para infestação do mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, com apoio da prefeitura, aponta que Várzea da Palma (MG) está em situação de alerta para infestação do mosquito transmissor da Dengue, da Zika e da Chikungunya. Isso significa que a a população preciso dobrar os cuidados com vasos de plantas, pneus, garrafas e vasilhames em geral. Esses recipientes, com acumulo de água parada, são os ideais para a proliferação do mosquito. Quem precisar armazenar água  deve fazer do jeito adequado, como explica a coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli.

TEC/SONORA
: Coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do ministério da Saúde

“Uma forma de equacionar essa questão em ter que armazenar água e não permitir que esse armazenamento se transforme em criadouros do mosquito é uma estratégia de colocar uma tela ou um filó com elástico em volta, cobrindo esses reservatórios. Então, não permitindo que o mosquito pouse nesses locais para colocar os ovos”

LOC: 
Em dezembro, com a chegada do Verão e o aumento da quantidade de chuvas, a chance de reprodução do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya aumenta. Por isso, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, pede para que a população faça de todas as sextas-feiras um dia nacional de mobilização contra o mosquito.

TEC/SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Precisamos do apoio de cada brasileiro, de cada cidadão, de cada criança, para todas as sextas-feiras fazerem a busca pelos focos do mosquito, eliminar a água parada e podermos combater a transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika que tem causado grandes danos a saúde pública do Brasil.”

LOC: 
Se você não puder nas sextas-feiras, tudo bem, escolha outro dia mas participe desta luta contra o mosquito. Receba os agentes de saúde e endemias quando eles visitarem a sua casa.  Medidas simples como essas podem livrar você e sua família da Dengue, da Zika e da Chikungunya. Se você quer saber mais sobre como enfrentar esse mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.