VALPARAÍSO DE GOIÁS (GO): Moradores podem denunciar os focos do Aedes pelo whatsapp

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Valparaíso de Goiás intensifica as ações de combate ao Aedes aegypti e os moradores da cidade goiana já podem ajudar nessa guerra. O mosquito, transmissor da dengue, chikungunya e Zika, se reproduz onde há água parada dentro de casa. E foi justamente para denunciar os focos do mosquito, que a Secretaria de Saúde de Valparaíso criou o Zapaedes, um número de whatsapp pelo qual os moradores podem fazer denúncias, enviar fotos e até mesmo vídeos de locais que são potenciais focos do vetor. É importante lembrar que a forma mais eficaz de se proteger das doenças transmitidas pelo Aedes é impedir que o mosquito nasça, como explica o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

SONORA: Cláudio Maierovitch. Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos, e pra que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

REPÓRTER: São quatro casos suspeitos de microcefalia sendo investigados no município, de acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás. A microcefalia é uma das doenças que pode ser causada pelo vírus Zika e faz com que o bebê nasça com o tamanho da cabeça menor do que o normal. Por isso, 230 agentes de saúde e endemias realizam visitas diárias aos lares de Valparaíso, para exterminar criadouros e orientar a população sobre formas de exterminar o mosquito. Mas é preciso que a população abra as portas para a visita dos agentes, como pede Prefeita de Valparaíso, Lucimar Nascimento.

SONORA: Lucimar Nascimento, Prefeita de Valparaíso de Goiás

“A gente tem pedido para os moradores, muito, essa consciência de fazer o trabalho de limpeza, de combate ao mosquito, principalmente abrindo suas portas para que os agentes de combate as endemias possam entrar, possam orientar, possam verificar como estão os seus quintais, as suas casas.”

REPÓRTER: Para fazer uma denúncia pelo Zapaedes, basta mandar uma mensagem para o número 8118  1222. Mais informações sobre o mosquito podem ser encontradas na internet, no site combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Bruna Goularte

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.