VALENÇA (RJ): População do município deve ficar atenta a possível surto de Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Segundo o Ministério da Saúde, a Chikungunya é a grande preocupação deste ano e os moradores de Valença devem ficar atentos com o mosquito transmissor da doença. Em 2016, o município registrou apenas dois casos confirmados da febre. Como quase ninguém teve a doença, a população não está imune à Chikungunya. De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o número de pessoas infectadas pela doença deve aumentar significativamente neste ano.

TEC./SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros
“A previsão é de estabilidade em casos de Dengue, estabilidade em casos de Zika e aumento de casos de Chikungunya. Nós estamos fazendo todo o esforço para combater o mosquito e tratar de forma mais específica estes doentes. Então, acredito que este ano temos mais tecnologia para combater esta epidemia.”

LOC.: A Chikungunya ainda não tem vacina e quem foi infectado pelo vírus, reclama de muita dor, que pode se estender por meses, ou até anos. O consultor do Ministério da Saúde, Kleber Luz, fala um pouco mais sobre os sintomas da doença.

TEC./SONORA: Consultor do Ministério da Saúde, Kleber Luz
“Ela se caracteriza por uma febre alta, pode também ter manchas com coceira no corpo, os olhos podem ficar avermelhados, dor de cabeça, pode ter náuseas, vômito... mas o que marca a doença é a capacidade de comprometer as juntas. Então as articulações, tanto da coluna, como punho, joelho, tornozelo podem ficar muito inflamados, com inchaços e uma dor incapacitante.”

LOC.: As áreas mais infestadas do município são Varginha, Canteiro, Osório, João Bonito e o Centro. O Coordenador do Programa de Combate a Dengue de Valença, Omar Figueira Neto, explica quais são os principais focos encontrados nestas regiões.

TEC./SONORA: Coordenador do Programa de Combate a Dengue, Omar Figueira Neto
“Os principais focos que nós encontramos no município, nessas nossas áreas de risco, são os depósitos fixos, como caixas d'água sem tampa, quebrada, casas abandonadas, casca de ovo, tampas, garrafas, cisternas... então estes são os nossos principais criadouros.”

LOC.: A nova Secretária de Saúde de Valença, Soraya Graça, faz um apelo para que a população do município ajude no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.


TEC./SONORA: Soraya Graça, secretária de Saúde de Valença
“Amigos e amigas de Valença, vamos combater juntos o mosquito da Dengue, da Chikungunya e da Zika. Não joguem lixo na rua, cuidem dos seus quintais, cuidem dos terrenos baldios, das suas calhas... quem joga um copinho descartável na calçada ou na rua, está contribuindo muito com a morte de pessoas pela Dengue, pela Zika e pelo Chikungunya. Vamos juntos combater este mosquito”.

LOC.: Mobilize você também a sua família, seus amigos, colegas de trabalho para eliminar os focos do mosquito, afinal, cuidados simples e de rotina podem salvar uma vida e esta luta é de todos nós. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.