VALENÇA (RJ): Coordenação de epidemiologia do município faz chamado para concluir vacinação contra vírus HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Segundo a coordenadora do setor de imunização de Valença, Lana Laureano, o município atingiu a meta estabelecida pelo ministério da Saúde na segunda etapa da vacinação contra o HPV. Pelo menos 75 por cento das meninas com idades entre 11 e 13 anos do município já receberam a segunda dose da vacina. A coordenadora da imunização de Valença, Lana Lauriano, garante que a vacinação é segura e chama as jovens que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o vírus causador do câncer do colo do útero para tomarem a vacina. 
 
SONORA: Coordenadora da imunização, enfermeira Lana Lauriano.
 
"Oi minhas queridas meninas adolescentes. Aqui quem fala é a enfermeira Lana, eu sou coordenadora da imunização do município de Valença no estado do Rio, e a primeira etapa do HPV foi excelente. Eu gostaria de convocar vocês todas de 11 a 13 anos a participar da segunda dose do HPV, porque isso é imprescindível para combater o câncer. Vocês vão ficar imunizadas, não tem nenhum efeito adverso desses possíveis imaginados como houve na mídia certos eventos. E nós não constatamos nada."
 
REPÓRTER: Além da aplicação nas escolas, as vacinas estão disponíveis em todas as 18 unidades de saúde da cidade. A central de vacinação, que fica próxima ao Hospital Escola no centro da cidade, funciona das sete da manhã às quatro e meia da tarde, e é referência na cidade. Quem optar por se vacinar nessa unidade, que tem disponíveis por volta de 70 doses da vacina, pode procurar pelas aplicadoras Denise, Cláudia, Glória ou Débora. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica o que é o HPV e aponta os riscos do vírus. 
 
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
 
“Olha, o HPV é um vírus, o vírus do papiloma humano. Ele é um vírus muito disseminado no mundo inteiro. Se estima que pessoas adultas, de cada 100 pessoas, 95 tiveram já um contato com o HPV. O HPV é considerado no mundo inteiro como a principal causa por alguns tipos de câncer, principalmente o câncer do colo do útero.” 
 
REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o HPV é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Lembrando que as adolescentes que desejam se vacinar, não precisam da autorização dos pais ou responsáveis para receberem a vacina. Basta apresentar a caderneta de vacinação ou o documento de identidade em uma das 18 unidades de saúde de Valença.
 
REPORTAGEM, Lívia Bruno

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.