VALENÇA (BA): Número de meninas vacinadas contra o HPV sobe, mas meta de 75% de imunização ainda está longe

Apenas 7% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município. Meta do Ministério da Saúde é de imunizar 75% do público alvo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O número de adolescentes vacinadas contra o HPV, em Valença, na Bahia, aumentou. Porém, ainda não alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Em aproximadamente um mês, o município subiu cinco por cento e agora, sete por cento das meninas de 11 a 13 anos de idade estão imunizadas. O número ainda é muito baixo. A meta do Ministério da Saúde é que, mais de 75 por cento destas jovens fossem vacinadas, até o fim do ano passado. A segunda dose contra o HPV está disponível nos postos de saúde, desde setembro de 2014.  A Coordenadora do Plano Nacional de Imunização de Valença, Rivana Bonifácio, reforça o convite para os pais de meninas dentro da faixa etária de vacinação e, lembra que, o município tem uma grande demanda de adolescentes que ainda não tomaram a segunda dose.  
 
SONORA: Coordenadora do Plano Nacional de Imunização, Rivana Bonifácio
 
“Eu queria dizer a todos os pais e familiares que é necessário a gente manter as nossas crianças, nossos adolescentes e nossos adultos vacinados. Hoje, nosso grande desafio está sendo a vacina dos adolescentes, então, a gente tem que demonstrar a eles a importância da vacina. Então pai, responsáveis levem suas adolescentes para vacinar, porque a gente tem uma grande demanda de adolescentes. O HPV é uma vacina que antigamente era paga, era particular, hoje ela está sendo fornecida pelo Serviço Único de Saúde, que é o SUS, e procurem um serviço de saúde, busquem e aproveitem porque é gratuito essa vacina e todas as vacinas que estão vindo ai pelo SUS.”
 
REPÓRTER: A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenir o câncer do colo do útero. A doença deve vitimar mais de cinco mil e trezentas mulheres só na região Nordeste do país, este ano. A estimativa é do Instituto Nacional do Câncer, que classifica o câncer do colo do útero como o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no Brasil. Para tomar a vacina em Valença, as adolescentes devem procurar o posto de saúde mais próximo de casa, com a caderneta de vacinação ou o documento de identidade. Não é necessária a presença de um responsável para quem vai tomar a segunda dose da vacina. Na cidade, existem oito postos de saúde e 16 Unidades Básicas de Saúde, onde as adolescentes de 11 a 13 anos de idade podem tomar a imunização.

Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.