VALENÇA (BA): Município vacinou apenas sete por cento das meninas de 11 a 13 anos de idade

Grande parte das adolescentes do município ainda não tomaram a segunda dose contra o HPV.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção meninas de Valença, a segunda fase da vacinação contra o HPV ainda não acabou. Nos postos de saúde da cidade existem doses suficientes para imunizar todas as garotas de 11 a 13 anos de idade do município. A responsável pela área de imunização de Valença, Rivana Bonifácio lembra que a vacina é gratuita e que as adolescentes devem aproveitar a oportunidade.
 
SONORA: Coordenadora do PNI, Rivana Bonifácio
 
“O HPV é uma vacina que antigamente era paga, era particular, hoje ela está sendo fornecida pelo Serviço Único de Saúde que é o SUS e procurem um serviço de saúde, busquem e aproveitem porque é gratuito essa vacina e todas as vacinas que estão vindo ai pelo SUS.”
 
REPÓRTER: Rivana Bonifácio reforça o convite para os pais das adolescentes dentro da faixa etária de vacinação, ela lembra que muitas adolescentes de Valença ainda não compareceram aos postos para tomar a vacina.
 
SONORA: Coordenadora do PNI, Rivana Bonifácio
 
“Eu queria dizer a todos os pais e familiares que é necessário a gente manter as nossas crianças, nossos adolescentes e nossos adultos vacinados. Hoje nosso grande desafio ta sendo a vacina dos adolescentes, então a gente tem que demonstrar a eles a importância da vacina. Então pai, responsáveis levem suas adolescentes para vacinar, porque a gente tem uma grande demanda de criança que pai fica com medo de dar reação.”
 
REPÓRTER: Em Valença, apenas sete por cento das meninas tomaram a segunda dose contra o HPV. O objetivo do ministério da Saúde é que pelo menos 80 por cento das garotas se protejam contra o vírus. Se você é menina e tem de 11 a 13 anos de idade vá até o posto de saúde mais próximo de casa e tome a vacina contra o HPV. Não esqueça de levar o cartão de vacina ou um documento de identidade. As salas de vacina nos postos de saúde de Valença ficam abertos de segunda a sexta feira de oito da manha às quatro e meia da tarde.
 
Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.