VALE DO PARAÍBA (RJ): Prédios públicos do município entram no combate à Dengue, Zika e Chikungunya

Salvar imagem

LOC: A região do Vale do Paraíba está com bons dados contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, segundo levantamento do Ministério da Saúde. As cidades de Volta Redonda, Porto Real, Resende, Rio Claro, Quatis, Barra Mansa e Itatiaia estão em estado considerado como satisfatório no índice de infestação do Mosquito. A exceção é o município de Piraí, onde o índice registra 1,7, considerado estado de alerta. Por conta disso, o município preparou ações especiais para diminuir a proliferação. Para a diretora de Vigilância em Saúde do município, Ana Cristina Braga, não basta jogar a responsabilidade toda na população, sem o poder público fazer a sua parte.

TEC/SONORA: Ana Cristina Braga, diretora de Vigilância em Saúde

“Fazendo as orientações para quem é o responsável pelo prédio público, até porque a gente faz a intervenção sobre a comunidade, mas nós temos que ter esse olhar, e cada um faz a vistoria desse prédio uma vez por semana. Então são ações que temos preconizados no município como um todo, dentro do Saúde da Família, dentro da Vigilância em Saúde, cada secretaria do governo fazendo essa ação.”

LOC: A diretora ressalta que, para se diminuir de vez a incidência das doenças na cidade e voltar para o estado considerado como satisfatório, existe a união de três fatores: a ação do poder público, a iniciativa popular e o atendimento hospitalar.

TEC/SONORA
: Ana Cristina Braga, diretora de Vigilância em Saúde

“A maioria dos problemas que a gente vem observando é – como o mosquito está domiciliado, porque temos pessoas dentro daquela localidade – quanto mais aglomeração nós temos o índice é maior. Então, tem que ter a sensibilidade da sociedade em relação à sua responsabilidade dentro do seu imóvel. Nós temos esse trabalho de controle do mosquito, a sensibilidade da população e a organização de atendimento a nível da atenção básica e atendimento hospitalar.”


LOC: População do Vale do Paraíba, vamos manter os bons números e evitar que o mosquito se prolifere nas cidades. Quer saber como? Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar o criadouro do mosquito dentro da sua residência.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.