VACINAÇÃO: Debate aponta desafios e conquistas do SUS no enfrentamento de doenças

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A atualização do calendário de vacinação, que ampliou a prevenção contra HPV para meninos de 11 a 15 anos, é uma das medidas do Ministério da Saúde para melhorar a qualidade de vida do brasileiro. Segundo o órgão, a frequente revisão no calendário, é fruto de pesquisas para identificar populações vulneráveis e que necessitem de complemento na proteção a diversas doenças. Mas para que esse tipo de ação tenha o impacto esperado, é preciso troca de experiências entre as diversas áreas envolvidas. Um exemplo foi a realização de palestra sobre os desafios e conquistas do Sistema Único de Saúde no enfrentamento de doenças, realizada nesta quarta-feira (28), que contou a participação da coordenadora Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues. 

 

SONORA: coordenadora Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues. 

“Um evento como esse, ele tem uma importância porque vai juntar profissionais de saúde, pesquisadores e gestores para poder refletir sobre o alcance dessas coberturas vacinais, a importância do que é esse ganho do SUS, de ter um calendário tão extenso que favorece a diminuição e a mortalidade das doenças imunopreveníveis no nosso país”.

 

REPÓRTER: A palestra ocorreu durante a 15ª EXPOEPI - Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. O evento será realizado até esta sexta-feira (30), em Brasília. O objetivo é prestigiar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde que se destacaram pelos resultados em atividades de importância para a Saúde Pública. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

 

Reportagem, Janary Damacena.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.