URUOCA (CE): Mais de cinquenta casos confirmados de Zika no ano passado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Uruoca teve mais de cinquenta casos de Zika confirmados no ano passado. De acordo com o levantamento que mede o índice de infestação do mosquito, feito ano passado pela Secretaria de Saúde e divulgado pelo Ministério da Saúde, a cidade está em estado de alerta. Além do Zika, o mosquito também transmite a Dengue e a Chikungunya, que é uma grande preocupação do Ministério da Saúde neste verão. Isso porque poucas pessoas tiveram a doença no ano passado em todo o Brasil, e quem teve não está imune. José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, explica o que é a doença e quais são os sintomas dela.

TEC./SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz.

“O vírus da Chikungunya é um vírus um pouquinho diferente dos outros dois, ele é de uma família diferente, não é um flavivírus. Mas é um vírus muito semelhante e também é transmitido pelo mosquito. Então, de novo: ele acontece no mesmo período, nos mesmos locais onde vai acontecer a Zika e a Dengue. A principal característica da Chikungunya é a dor articular, a dor nas juntas. A palavra Chikungunya é uma palavra africana que quer dizer ‘andar recurvado’. E esse andar recurvado é por causa da dor que a pessoa que tem a doença sente. Então é uma doença que também dá febre, que também pode dar manchas pelo corpo, e tem como principal característica a dor e o inchaço nas juntas. Nas mãos, nos pés, nos joelhos. Essa é a principal característica dela.”

LOC.: O Ministério ressalta que ainda não há vacinas para o tratamento dessas doenças. A única forma de prevenção é com a eliminação de focos do mosquito. O coordenador do comitê estadual de combate ao mosquito, Caio Cavalcanti, diz quais são os objetivos para os municípios cearenses neste ano em relação ao combate ao mosquito transmissor.

TEC./SONORA: Caio Cavalcanti, coordenador do comitê estadual de combate ao mosquito.

“Buscando a garantia dos resultados efetivos, que são os resultados que estão pactuados nas metas e também relacionados, especialmente, a diminuição da incidência e da prevenção dessas doenças. Evitar os óbitos, essa é a ideia que o governo do estado vai trabalhar. Principalmente, com o fortalecimento das visitas domiciliares para que os municípios possam cumprir essa meta de visitas, acima de 80% dos imóveis.”

LOC.: Tire uma vez na semana e averigue seus vasos de plantas e calhas. Limpe uma vez por dia a vasilha de água do seu animal de estimação. Para saber mais sobre as doenças e o mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.