UPANEMA (RN): Município promete reforçar o combate ao mosquito transmissor da Chikungunya, Dengue, e Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os moradores de Upanema devem tomar muito cuidado com o mosquito transmissor da Chikungunya, Zika e Dengue. Só no ano passado, 206 pessoas foram infectadas com a Chikungunya e 44 com Zika. Para a Secretaria Regional de Saúde, em 2016, o município não estava preparado para um surto das doenças transmitidas pelo mosquito, mas, em 2017, o órgão promete combater de forma eficiente o transmissor. É o que diz o agente Regional de Saúde, Aroldo de Oliveira.

TEC/SONORA: Aroldo de Oliveira, agente Regional de Endemias
“No ano passado, essa epidemia pegou todo mundo de surpresa. Mas já estamos com a prevenção muito antes das doenças. Estão dizendo que este ano, a Dengue, o Zika e a Chikungunya vão ser muito fortes. Mas já estamos trabalhando para melhorar a situação em Upanema.”

LOC.: A população deve ter consciência e colaborar de forma rotineira no combate ao mosquito. E não é difícil. É só não deixar descobertos recipientes que acumulam água e favorecem a reprodução do mosquito. Se cada morador fizer a sua parte e ouvir as orientações dos agentes de endemias, Upanema vai ter mais chances de controlar a infestação do mosquito, como ressalta o coordenador Regional de Endemias, Lazaro França.

TEC/SONORA: Lazaro França, coordenador Regional de Endemias
“O agente faz o trabalho em determinada residência, dá toda a explicação sobre as prevenções, mas quando dão as costas, as pessoas não se importam, não estão nem aí. As pessoas não encaixam isso. Porque se a população se empenhasse nesse detalhe da prevenção, com certeza a situação do Brasil seria outra.”

LOC.: De acordo com o último levantamento que mede o índice de infestação do mosquito, realizado pelo município, o resultado apontou que em 3,8% das residências da cidade foram encontrados focos do mosquito. Isso quer dizer que a cidade está em situação de alerta. Se o resultado do levantamento chegar a 4% de residências, o município estará em estado de risco de infestação do transmissor. A cidade tem quatro agentes de saúde que ajudam a eliminar os criadouros que encontrarem na cidade. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.