UMUARAMA (PR): Município está abaixo da meta de vacinação contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Umuarama, no Paraná, vacinou somente 15 por cento das meninas da região. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 75 por cento das jovens. A vacinação é fundamental para prevenir o câncer do colo do útero – terceiro tipo que mais mata no Brasil. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica porque meninas de 11 a 13 anos devem ser vacinadas nessa etapa.

SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde – Cláudio Maierovitch

“Ao escolher a idade de vacinação, se procura observar duas coisas: a primeira é qual é a idade em que há maior chance de que seja dada uma proteção duradoura. Quanto mais tarde se dá a vacina, mais provavelmente essa menina, esta jovem terá uma proteção duradoura. Por outro lado, quanto mais tarde se dá a vacina, maior é a chance de que esta jovem já tenha tido contato com o vírus e a vacina não funciona se ela já tiver tido contato com o vírus ou já tiver tido infecção natural. Então, nós temos muitos estudos que demonstram que a idade ideal, em que é muito pouco provável que a menina tenha iniciado qualquer tipo de atividade sexual, e por outro lado, ela já tem uma idade boa para adquirir imunidade, é aos 11 anos de idade”.

REPÓRTER: Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra o papiloma vírus é segura e oferecida gratuitamente na rede pública de saúde. Para receber a imunização, as meninas devem apresentar caderneta de vacinação ou documento de identidade. Não é necessária autorização dos pais ou responsáveis para tomar a segunda dose contra o HPV. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, alerta as famílias para o número de mortes por câncer de colo do útero e afirma que essa geração que está sendo imunizada pode ficar livre de mortes pela doença.

SONORA: Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde

“As famílias não podem perder essa oportunidade e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais, a boatos que não tem nem comprovação no Brasil e nem em qualquer lugar do mundo. É muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose tomem a segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e 5 anos depois, ela toma o reforço. E as meninas de 9 a 11 anos, em 2015, começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de maneira drástica em nosso país”.

REPÓRTER: No município de Umuarama, a vacina pode ser encontrada em um dos três postos de saúde da região. A segunda dose da imunização contra o HPV é gratuita. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde.

Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.