UMUARAMA (PR): Apenas 5% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município

Vacina conta HPV é segura e segunda dose está disponivel nos postos de saúde, de Umuarama, para proteger meninas entre 11 e 13 anos do câncer do colo do útero

Salvar imagem

REPÓRTER: A cidade de Umuarama tenta fazer com que as jovens entre 11 e 13 anos se vacinem contra o vírus HPV. Até o momento, somente 15 por cento das meninas compareceram aos postos de saúde e foram imunizadas na segunda fase da campanha. A meta do ministério da Saúde é de que, no mínimo, 75 por cento recebam a dose. O método mais seguro e eficaz de prevenção contra o vírus é a vacinação. A funcionária pública, Rosa de Fátima, afirma que, os pais deveriam imunizar as filhas para que elas fiquem livres do vírus e do câncer do colo do útero.

SONORA: Funcionária pública, Rosa de Fátima
 
“Eu acho que deveriam autorizar sim tomar a primeira e a segunda dose da vacina porque acredito que é realmente muito importante para prevenir alguma coisa no futuro. O povo fala muito sobre as reações que podem ocorrer. Mas, com minha filha foi tudo bem, não aconteceu nada de anormal, não percebi nada de reação nenhuma nela”.

REPÓRTER: O Instituto Nacional do Câncer informou que devem ocorrer mil novos casos da doença no Paraná, nesse ano. A coordenadora de Imunização, Débora Batista, afirma que, a vacina é o método mais seguro e eficaz de prevenção contra o vírus e as pessoas precisam saber disso.

SONORA: Coordenadora de imunização do município, Débora Batista
“A gente está prevenindo as meninas porque a gente sabe como ela previne do câncer do colo do útero, por isso, a gente está buscando essa prevenção. Estamos introduzindo até nas escolas. A vacina é segura, nós estamos o quê? Primeiro estamos combatendo o quê? A prevenção em primeiro lugar. Então, vale apena está tomando as três dosagens porque talvez as pessoas achem, aí tomei uma estou prevenida. Por isso que, a gente orienta”. 

REPÓRTER: A cidade de Umuarama oferece a vacina contra o HPV em vinte e uma unidades de saúde da região. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das oito da manhã até às cinco horas da tarde. As jovens entre 11 e 13 anos precisam levar a caderneta de vacinação ou o documento de identidade para receber a dose. 

Reportagem, Rodrigo Nunes

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.