UBERABA (MG): Hemocentro de Uberaba está com estoque 20% abaixo do ideal

Em média, são coletadas 1400 bolsas de sangue por mês.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O hemocentro de Uberaba está com o estoque de bolsas de sangue 20% abaixo do ideal. Em geral, são coletadas até 1.400 bolsas por mês na unidade. Apesar do número, o hemocentro está sempre precisando de mais doações, como explica o coordenador Paulo Martins. Segundo ele, muitas vezes é preciso sair de Uberaba para fazer coletas externas e estabilizar a quantidade de bolsas. O Hemominas de Uberaba atende 27 cidades do triângulo sul. Agora, no mês de incentivo à doação de sangue, o Junho Vermelho, a unidade está planejando campanhas para tornar cada vez mais doadores casuais em doadores fidelizados.

 

TEC./SONORA: Paulo Martins, coordenador do hemocentro de Uberaba.

 

“A gente tem aqueles doadores que são fidelizados. São doadores que vêm doar, não importa para quem, fazendo um ato de solidariedade. Ele vem doar periodicamente. Homens podem doar de três em três meses; e mulheres. de quatro em quatro meses. O sangue ainda é um produto insubstituível, não existe sangue artificial. E mais de 70% dos nossos doadores de repetição são doadores fidelizados. Então isso é muito bom, a pessoa vem doar independente de ser para parente ou conhecido, ele vem doar por um gesto de altruísmo. E isso para nós é uma vantagem muito grande.”

 

LOC.: Um doador fidelizado é aquele que pratica o ato regularmente, dentro do que é indicado pelos profissionais da saúde. O professor José Oliveira, de 60 anos, é um exemplo de doador assíduo. Ele doa sangue há pelo menos 40 anos. Há uma década, passou também a doar plaquetas. Nascido em Água Comprida e morador de Uberaba desde 1971, ele transmitiu os valores de solidariedade para dois dos quatro filhos, que também praticam a doação. Aos 60 anos de idade, José se orgulha da boa saúde e conta que pretende continuar doando sangue até a idade limite, que é 69 anos.

 

TEC./SONORA: José Oliveira, professor.

 

“Eu gostaria de ser 20 anos mais novo para poder doar por mais 20 anos ainda. Eu sou doador e eu quero salvar vidas. A gente tem alguns medos, mas nada acontece, não. E também é tranquilo, é tudo descartável, tudo tranquilo, é muito seguro aqui no hemocentro de Uberaba. Então eu larguei de ter medo. Eu tinha alguns receios, mas ultimamente, graças a Deus, eu esqueci disso, acabou, não tem problema, é muito seguro. E eu gostaria que todo mundo que tivesse boa saúde, e que estivesse apto, doasse. Enquanto eu puder doar, vou doar sangue e plaquetas para salvar vidas e ajudar pessoas.”

 

LOC.: Para doar sangue é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de 18 anos é necessária autorização dos pais ou responsáveis. O hemocentro de Uberaba fica no bairro Abadia, avenida Getúlio Guaritá, Para falar com a unidade, ligue 3074-3200. Repetindo: 3074-3200. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.