UBERABA(MG): Agentes estão na luta para o combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Uberaba possui 135 bairros. E para ter o combate do mosquito que causa Dengue, Zika e Chikunguya, a cidade toma várias atitudes para evitar focos nas áreas mais afetadas como os bairros Abadia, Jardim Alexandre Campos, Centro e Vila Maria Helena. Duzentos agentes fazem visitas pelo menos uma vez no mês em ferros velhos e residências, fazem o uso de bombas costais, e as motofogs estão sempre passando. A dona de casa Claudia Silva, 45 anos, moradora do bairro Santa Maria, conta que os agentes estão sempre na sua rua.

  

TEC/SONORA: Claudia Helena Silva,  dona de casa

 

“Tem uma ação bem forte aqui. Existem alguns bairros que essa ação tá sendo mais forte porque tem um grande número de casos. Mas aqui, pelo menos uma vez no mês, passa o agente de zoonoses e verifica os possíveis focos.”  

 

LOC: Dentro de casa, os lugares que mais têm focos dos mosquitos são vasos e frascos com plantas, e vasilhas onde animais de estimação bebem água. O índice de infestação na cidade é considerado estável pela secretaria municipal de Saúde. Mas pode melhorar. O secretário de Saúde de Uberaba, Marco Túlio Cury alerta para olhar dentro e fora de casa.

 

TEC/SONORA: Marco Túlio Azevedo Cury, Secretário de Saúde da Prefeitura Municipal de Uberaba.

 

 “É importante a gente lembrar que o mosquito transmite a Dengue, a Zika e a Chikungunya, O criadouro do mosquito está dentro da sua residência, mas não considerar somente dentro da sua casa. Considere sua residência, o seu quintal e o seu telhado. O mosquito prolifera em uma calha, em uma tampinha, em um copinho. Então, temos que verificar: saia, desprenda um pouco do que está fazendo e verifique sua residência e seu comércio.”

 

LOC: Se cada um fizer sua parte, o mosquito não vai ter vez! As doenças podem trazer grandes problemas para você e sua família. Saiba mais sobre o mosquito e o que ele transmite em saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.