UBAPORANGA E INHAPIM (MG): Moradores da região de Caratinga devem se vacinar contra febre amarela

É importante que a população busque a imunização

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os municípios da região de Caratinga estão com alerta para casos de Febre Amarela. Por isso, os moradores de cidades dessa região, como Inhapim, por exemplo, que tem casos notificados, precisam seguir as orientações das Secretarias Municipais de Saúde sobre a vacinação contra a doença. A vacina é a forma mais eficaz de se prevenir da febre amarela.

Ubaporanga é um dos municípios que já concluiu cem por cento da cobertura vacinal. Mas nem por isso a cidade parou com as ações. Pontos de vacinação continuam atendendo visitantes e familiares dos moradores que estavam em outras localidades. A empresária Viviane Miranda, de 44 anos, que trabalha no Hotel Vitória, na BR 116, não deu chance para a doença e conta que a família dela já está imunizada.

TEC./SONORA: Viviane Miranda, empresária.

“Assim que começou esse problema todo da febre amarela, eu tomei a vacina; meus filhos, meu marido e meus funcionários também. Se é uma forma de se prevenir, de evitar essa doença, tem que tomar a vacina.”

LOC.: É importante que a população busque a imunização, como ressalta a secretária Municipal de Saúde de Ubaporanga, Kênia Soares.

TEC./SONORA:
Kênia Soares, secretária Municipal de Saúde de Ubaporanga

“Que a população procure os postos de saúde, que procurem ser vacinados porque a maior proteção é a vacina. E por ser uma vacina de rotina, prevista no calendário, ela não falta. Ela sempre tem mesmo.”

LOC.: Ubaporanga teve cinco casos de febre amarela confirmados até o início de fevereiro. As ações realizadas para a vacinação da população surtiram efeito e hoje a doença já está sob controle no município. Em Inhapim, quatro pessoas ficaram doentes. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, pede a população que ainda não se vacinou para que procure as unidades de saúde para se imunizar e informa que as equipes de saúde estão bem preparadas para atender a população. Disse também que há estoque suficiente de vacinas.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.

“As equipes são qualificadas, a população pode ficar tranquila, procurar os postos de vacinação. As vacinas são guardadas em temperatura adequada. Cada unidade de saúde tem uma capacidade de armazenamento de vacina. Pode acontecer de três ou quatro horas da tarde, aquele estoque acabe, mas no outro dia terá um novo estoque. Não vamos ter problema de abastecimento. Nós não podemos é acondicionar a vacina de forma inadequada, porque senão vamos comprometer essa eficácia. Então, está tudo absolutamente sob controle.”

LOC.: Os principais sintomas da febre amarela são: febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores no corpo em geral, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. Crianças com menos de seis meses de idade e mães que estão amamentando até o sexto mês não podem tomar a vacina. Pessoas que têm doenças ou problemas no sistema imunológico não podem se vacinar. O mesmo vale para quem tem alergia a ovo de galinha. Idosos acima de 60 anos só podem se vacinar com orientação de um médico. Para mais informações acesse o site: saude.gov.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.