TURVÂNIA (GO): Município é prioritário no combate ao Aedes e já registra 36 casos de dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O combate à dengue, à febre chikungunya e ao vírus Zika não para em Turvânia. Até o momento, 36 moradores tiveram dengue, o que é considerado um número alto, já que a população é de apenas quatro mil e 800 habitantes. A cidade, que é vizinha do município de Anicuns, está em situação de alerta e é tratada pelo Ministério da Saúde como prioritária. Isso se deve à grande infestação do Aedes aegypti, mosquito que transmite essas três doenças.  Justamente para diminuir esse número, mais de dez mil agentes de saúde e endemias estão mobilizados em todo o estado de Goiás, para visitar as casas da população e ajudar a eliminar os criadouros do Aedes. O Tenente Coronel de Bombeiro Militar Carlos Borges é assessor da Sala de Coordenação e Controle de Goiás, que tem como objetivo organizar e ajustar todas as estratégias de combate ao Aedes, no estado. Ele pede para que a população abra as portas de casa e colabore com o trabalho dos agentes.
 
 
SONORATenente Coronel de Bombeiro Militar Carlos Borges, assessor da Sala Estadual de Coordenação e Controle
 
“A gente pede à população goiana para que abram as portas para essas pessoas que estão fazendo essas operações, nos dias que estiverem no seu bairro, porque se uma casa estiver fechada e lá tiver um foco, ela pode contaminar um raio de cem metros. E isso pode pôr a perder todo o serviço que foi feito no município”.
 
 
REPÓRTER: Em Turvânia, o Centro e o Jardim Vitória são alguns dos lugares onde os agentes de saúde encontraram muitos focos do mosquito. Por isso, fiquem atentos: além de receber os profissionais de combate ao Aedes aegypti, a recomendação é que você escolha um dia da semana para acabar com os possíveis criadouros do inseto dentro da sua casa, como lembra o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
 
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“Não se esqueça também de fazer sua parte. Reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.
 
 
REPÓRTER: Para saber mais sobre como proteger a sua família do mosquito acesse: combateaedes.saude.gov.br
 
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.