Tempo do áudio 2min18seg
REPÓRTER: Para qual lugar do Brasil você gosta de viajar?
SONORA: estudante Jéssica Santos
"Eu gosto muito de viajar para São Paulo, por exemplo, porque eu acho que lá tem muitas opções urbanas de coisas que você pode fazer. Tem muitos museus, tem lojas diferentes. Lá sempre tem eventos culturais novos, que estão acontecendo na cidade. Então eu acho um lugar legal para viajar."
SONORA: publicitária Tatiana Rodrigues
"Eu gosto muito de ir ao Rio de Janeiro, porque é uma cidade que tem um leque muito grande de atrativos e, também, por ser uma cidade muito boêmia, com várias opções de passeios. E é uma cidade que você se sente à vontade e sempre tem aquela sensação de querer voltar outra vez."
REPÓRTER: Assim como a estudante Jéssica Santos, de 22 anos e a publicitária, Tatiana Rodrigues, de 25, os turistas brasileiros estão preferindo visitar os estados da região Sudeste, quando querem viajar pelo Brasil. Um estudo do Ministério do Turismo apontou que quase 78 por cento das pessoas que estão programando uma viagem vão ficar no país e não irão ao exterior. No ano passado, neste mesmo período, o percentual era 76 por cento. O Sudeste cresceu 4,2 pontos percentuais e ocupa cerca de 27 por cento na preferência da população, o maior número entre as cinco regiões do Brasil. A Região Sul ficou em segundo lugar, com crescimento de 3,4 pontos percentuais. Para o diretor do departamento de estudos e pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco, a alta nessas duas regiões é por causa da antecedência em se programar uma viagem para esses destinos.
SONORA: diretor do departamento de estudos e pesquisas do Ministério do Turismo José Francisco
"Eu acredito que cada vez mais o brasileiro está se programando nas suas viagens e aí se consegue preços razoáveis para viajar. Então, é natural que haja uma intenção de viajar para essas regiões. Embora, o Nordeste continue alto e também haja intenção de viagem muito boa para o Sul do país."
REPÓRTER: Apesar da alta nas regiões Sul e Sudeste, os estados do Nordeste ainda são os mais procurados pelos brasileiros na hora de viajar. Mais de 41 por cento desejam visitar algum lugar da região. A pesquisa foi feita com duas mil pessoas de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Porto Alegre, que correspondem a 70 por cento do fluxo turístico do Brasil.
Reportagem, Victor Maciel