TUNTUM (MA): Município pede participação de moradores no combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/SONORA:Daniela Gomes da Silva, moradora de Tuntum (MA)
“Começou com uma febre, de repente. Febre, calafrio. Comecei a ficar vermelha, me coçando, começou umas dores no joelho, depois foi indo para todas as juntas: das mãos, dos dedos. Estava tendo muito caso na região. Imaginei isso mesmo. Como se eu estivesse preparada, esperando. Só não queria que pegasse nos meus filhos, que são pequenos.
 
LOC: Esses sintomas descritos pela Daniela, moradora de Tuntun, são os  da Chikungunya. Ela é uma das 50 pessoas que tiveram a doença este ano em Tuntum. Ela ficou muito mal de saúde durante oito dias, sem poder sequer  mexer braços e pernas. Até hoje Daniela se queixa que não está totalmente curada.
 
TEC/SONORA: Daniela Gomes da Silva, moradora de Tuntum (MA)
“Ainda hoje eu sinto. Eu estava lavando ainda agora mesmo eu lavando roupa aqui agora e sentindo a dor do joelho.”
 
LOC: Doenças como a Ckikungunya, transmitida pelo mesmo mosquito da Dengue e do Zika, podem deixar seqüelas mesmo depois de muito tempo da infecção. Essa é apenas uma das razões pelas quais todos os moradores de Tuntum devem participar do combate ao mosquito e evitar que mais pessoas fiquem doentes. Agentes de saúde estão visitando cada um dos quase 12 mil imóveis de Tuntun, procurando focos do mosquito e ensinando a população como acabar com ele. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Educação fazem e distribuem folhetos nas escolas de Tuntum com as mesmas explicações. O secretário de Saúde, Rawlley Tavares, explica que estudantes também são agentes importantes no combate ao mosquito.
 
TEC/SONORA: secretário de Saúde, RawlleyTavares
 
“Outra das iniciativas em relação ao combate que o município adotou foi a parceria com as escolas. A gente tem trabalhado diretamente com os alunos porque eles são os conscientizadores da família. Eles vão retransmitir essa informação para os pais, para os avós, passam até com mais propriedade, porque estão lidando diariamente com o conteúdo, com a gravidade da doença."
 

LOC: Você precisa ajudar Tuntum a se livrar do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. Procure sempre pela casa objetos que possam virar focos do mosquito e lembre-se sempre de que essas doenças e o vírus deixam as pessoas de cama muitos dias, sem conseguir levantar para nada, principalmente trabalhar. Saiba como prevenir e combater o mosquito transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika no site: saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.