TRIGO: Dólar em alta e moinhos ativos elevam cotações do grão, segundo Cepea

O centro estima que o fortalecimento dos preços do trigo pode influenciar na decisão pelo plantio do cereal em detrimento do milho na segunda safra

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A comercialização de trigo em grão esteve mais aquecida na última semana em relação às anteriores. É o que revela levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o Cepea, divulgado nesta terça-feira. A alta movimentação se deve aos moinhos que, segundo pesquisadores do centro, estiveram ativos para reposição de estoques.

Ainda de acordo com os pesquisadores do Cepea, a crescente valorização do dólar em relação ao real impacta na maior demanda pelo cereal nacional e dificulta a importação. O centro estima que o fortalecimento dos preços do trigo pode influenciar na decisão pelo plantio do cereal em detrimento do milho na segunda safra. Para temporada 2015/16, espera-se avanço na área plantada principalmente no norte do Paraná, em razão também do atraso no cultivo de soja, que pode ficar fora da janela ideal. Porém, os pesquisadores estimam que ainda não é possível mensurar o impacto sobre a área total do estado. As informações são do Cepea.

Reportagem, Alexandre Souza

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.