TRÂNSITO: Mortes por acidentes caem 11% no período de um ano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As mortes causadas por acidentes de trânsito caíram mais de 11%. O número faz parte dos Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, que registram 38.651 óbitos em 2015, contra 43.780 no ano anterior. Entre as causas de morte que tiveram redução significativa, estão os acidentes com automóvel e os atropelamentos. Pelos números, mais de cinco mil vidas foram poupadas em todo o país. A consultora de Vigilância de Violência e Acidentes do Ministério da Saúde, Sheila Marina de Lima, explica a importância destes dados para o planejamento de políticas de saúde pública.

 

 SONORA: consultora de Vigilância de Violência e Acidentes do Ministério da Saúde, Sheila Marina de Lima.

“Você consegue hoje, por exemplo, com o programa de Vida no Trânsito identificar, na verdade, quem que são as vítimas de acidente de trânsito. Você sabe de onde que elas vêm, de onde que elas são, o que elas estão fazendo, qual é o horário de maior exposição ao risco, que fatores de risco estão associados. Então, com isso, o serviço de saúde consegue reorganizar os seus processos de trabalho para atender essas pessoas, consegue ofertar para outros setores, por exemplo, para o trânsito, para a segurança, para o transporte, informações detalhadas, ou seja, a ação baseada na evidência”.

 

REPÓRTER: No mesmo período, as internações decorrentes de acidentes de trânsito também apresentaram queda. Foram 1.018 internações a menos em comparação com o ano de 2014. Apesar disso, os dados revelam que ainda é importante ter atenção aos motociclistas e ciclistas, pois nessa população houve aumento no número de vítimas.

 

Reportagem, Janary Damacena.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.