TRÂNSITO: Contran aumenta aulas obrigatórias para tirar CNH. Preço do documento pode subir 30%

Quem pretende tirar a carteira de motorista vai ter que gastar mais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio - 2min59seg

REPÓRTER: Quem pretende tirar a carteira de motorista vai ter que gastar mais. É que, o Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, aumentou o número de aulas práticas obrigatórias ao volante de 20 para 25. A regra já está valendo para todas as autoescolas do país e, segundo o Contran, a medida tem objetivo de oferecer melhor formação aos condutores para diminuir o número de acidentes de trânsito. O operador de Telemarketing, de Brasília, Felipe dos Santos, fez matrícula em uma autoescola para tirar a CNH. Ele é a favor do aumento das aulas práticas, mas lamenta o aumento no custo do documento.  

SONORA: operador de Telemarketing, Felipe dos Santos, 20 anos, morador de Brasília

"O bolso vai sofrer um pouco com isso, mas eu acho que vale a pena. Essas cinco aulas que estão colocando agora podem ser melhores para algumas pessoas que não conseguem pegar durante as 20 aulas. A pessoa vai poder ter uma melhor experiência antes de tirar a carteira, vai estar mais preparado. Porque em muitas vezes, as pessoas com 20 aulas não conseguem se preparar direito."

REPÓRTER: No Distrito Federal, por exemplo, antes da nova regra do Contran passar a valer, o custo para tirar a carteira de motorista era de cerca de mil Reais, segundo informações do Sindicato dos Proprietários de Autoescolas do DF. O presidente do sindicato, Tiago Ribas, estima que o preço da carteira aumente em até 30 por cento. Para ele, o aumento de cinco aulas obrigatórias não vai influenciar na formação do motorista.

SONORA: presidente do Sindicato dos Proprietários de Autoescolas do DF, Tiago Ribas

"Nós do sindicato do DF, não acreditamos que cinco aulas a mais vai melhorar o condutor. Até porque, hoje o aluno que faz 20 aulas e precisa de mais aulas, ele paga. Se vai melhorar seria uma dinâmica melhor no exame de direção que hoje é bem simplesinho. Seria uma boa área de exame  bem preparada para treinar o aluno, que hoje nós não temos essa área de exame. São improvisadas em estacionamento de estádio."

REPÓRTER: O especialista em Trânsito, Carlos Pena Brescianini, acredita que os acidentes de trânsito estão relacionados diretamente com o grande número de carros nas ruas e na falta de políticas públicas que incentivem o uso do transporte público. Ele afirma que, os maiores beneficiados com a nova regra do Contran são os donos de autoescolas, que vão passar a ganhar mais com o aumento das aulas obrigatórias.

SONORA: especialista em Trânsito, Carlos Pena Brescianini

"Olha, eu acho que ela está mais benéfica para os donos de autoescolas. Porque o preço embutido na carteira vai aumentar. Mas, que dadas as condições do trânsito brasileiro, que tendem a piorar dia-a-dia, pelo o aumento de quase três, quatro milhões de novos automóveis por ano, então eu acho que essa medida praticamente se torna inócua. É engolida pelo aumento de automóveis."

REPÓRTER: O aumento de aulas obrigatórias ao volante vale para quem pretende tirar a carteira de motorista na categoria B, ou seja, que permite dirigir carros. O número de aulas noturnas obrigatórias também aumentou de quatro para cinco.

Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.