TRAGÉDIA: Embarque da Chapecoense foi alterado após veto da Anac

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, confirmou na manhã desta terça-feira (29) que negou pedido de voo fretado feito pela Chapecoense por meio da empresa boliviana Lamia para transportar a equipe até a Colômbia para disputa da primeira final da Copa Sul Americana. 
De acordo com a agência, o pedido foi negado com base no Código Brasileiro de Aeronáutica e na Convenção de Chicago, que trata dos acordos de serviços aéreos entre os países e estabelece que o acordo com a Bolívia, país originário da companhia aérea Lamia, não prevê operações como a solicitada pela Chapecoense.
 
A ANAC, então, informou a equipe de Santa Catarina que o voo poderia ser realizado por empresa aérea brasileira e/ou colombiana, conforme a escolha do contratante do serviço, nos termos dos acordos internacionais em vigor. Por conta disso, a Chapecoense decidiu embarcar em voo de carreira da companhia boliviana BoA até Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. De lá, pegou o avião fretado da boliviana LaMia que sairia originalmente do aeroporto de Cumbica e que acabou sofrendo o acidente na madrugada desta terça-feira.
 
No avião tinham 81 pessoas, entre tripulantes e passageiros. Segundo informações da polícia local, o acidente vitimou mais de 70 pessoas. 
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.