TRABALHO: Sobram vagas na área de TI. Déficit de profissionais pode chegar a 408 mil em 2022

TRABALHO: Sobram vagas na área de TI. Déficit de profissionais pode chegar a 408 mil em 2022

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 2min15seg

REPÓRTER: De acordo com um estudo de uma associação ligada ao setor de Tecnologia da Informação, faltam mais de 60 mil profissionais de TI no Brasil. Os analistas de sistemas são os mais difíceis de encontrar e correspondem a 30 mil vagas em aberto. Atualmente, devido a falta de profissionais no mercado, quem se forma em TI já sai praticamente com o emprego garantido, com salário girando em torno de oito a dez mil reais. Para o analista de TI de Brasília, Thiago Nascimento, de 27 anos, a escassez de pessoas na área é por conta da falta de qualificação de muitos colegas de profissão.

SONORA: analista de TI – Thiago Nascimento

"A dificuldade que existe é que hoje as empresas querem um colaborador que tenha conhecimento amplo em várias áreas dentro de TI e que as vezes a remuneração é abaixa da expectativa do profissional. A perspectiva é que com cada dia a tecnologia evoluindo e estando presente no dia a dia da população a tendência é que a área venha a crescer cada vez mais e com isso ter um déficit ainda maior de mão de obra qualificada."

REPÓRTER: A insuficiência de trabalhadores no setor de Tecnologia da Informação é tão grande, que tem empresas que demoram mais de dois meses para encontrar alguma pessoa para a vaga. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Brasscom, o problema está na evasão do curso nas faculdades e universidades do país. Apenas 18 por cento dos estudantes que entram para a área de TI se formam. Para a diretora de uma consultoria de Recursos Humanos, Andreia Teixeira, uma das soluções para o déficit no mercado seria o incentivo para a realização do curso nas escolas.   

SONORA: consultora de RH – Andréia Teixeira

"A melhor saída seria iniciar um trabalho dentro das escolas em nível de primeiro e segundo grau. Ir para essas escolas e envolver crianças e mostrar o quanto é interessante trabalhar com computadores. Então, acho que tanto a área privada, quanto o próprio governo deveriam fazer mais ações dentro das escolas."  

REPÓRTER: Ainda de acordo com o estudo de uma consultoria do setor de TI, o número de vagas na área só tende a aumentar. A previsão é de que em 2022, mais de 408 mil vagas não vão estar preenchidas no país.

Reportagem, Victor Maciel 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.