TRABALHO: Mais de 350 processos analisados na Semana de Conciliação

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Diariamente, muitas pessoas dão entrada na justiça com reclamações trabalhistas em busca de solucionar problemas que podem se arrastar por anos. Foi o que aconteceu com motorista Carlos Aberto que buscou por meio da conciliação resolver seu processo com a empresa onde trabalhava. Para Carlos Aberto, a conciliação economiza tempo e ainda ajuda a manter uma boa relação com a empresa.

 
SONORA: Carlos Alberto.
 
Acredito que a gente ganha tempo e ainda assim a própria relação com as empresas não tem motivo de ficar arranhada de forma alguma. Mantém uma relação saudável.”
 
REPÓRTER: Com o tema “Outra forma de estender a mão é conciliar”, a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista que teve início no último dia 16, em Belém, e em todos os municípios brasileiros, se encerra nesta sexta-feira, dia 20. Mais de 350 processos estavam agendados no Tribunal Regional do Trabalho da 8° Região, que abrange Pará e Amapá.  O juiz titular da Vara do Trabalho do município de Itaituba, no sudoeste paraense, Vanilson Rodrigues, destaca que os trabalhos devem continuar durante todo o ano.
 
SONORA: Juiz Vanilson Rodrigues.
 
Na verdade, aqui na 8° região, embora seja um momento importante a semana da conciliação, a justiça do Trabalho sempre esteve aberta para esse dialogo durante os outros momentos dos anos, a gente está aqui permanentemente buscando a conciliação, seja nas audiências inaugurais, seja nas nossas execuções que estão em andamento, esse momento na verdade, a ideia é que ele se estenda durante o ano todo, pra que a gente possa prestar um serviço de boa qualidade à sociedade e resolva os conflitos que aparecem no meio social.” 
 
REPÓRTER: Segundo o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, quase 900 mil conciliações foram realizadas em todo o Brasil em 2014. Nos 24 Tribunais Regionais do Trabalho e Varas do Trabalho ocorrem conciliações durante todo o ano. De acordo com a diretora do Fórum Trabalhista de Santarém, juíza Ana Angélica Bentes, a conciliação proporciona o bem-estar de fazer as pazes.
 
SONORA: Juíza Ana Angélica Bentes.
 
“Porque que a gente diz que a conciliação é a melhor solução. Ela é mais rápida, você conversa com a outra parte, chega num consenso e vem a conciliação. Ela te dá o bem-estar de fazer as pazes, porque é solução trazida pelas próprias pessoas envolvidas no conflito.”
 
REPÓRTER: A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é coordenada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Em Belém, existem 17 Varas Trabalhistas.
 
Reportagem, Storni Jr.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.