TRABALHO: Jovens que cumprem medidas socioeducativas participam de curso no SENAI

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Quarenta e oito adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas foram selecionados pelo Centro de Referência em Assistência Social - Ilka Brandão, por meio de prova objetiva, para participar do curso de Operador de Computador oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o SENAI, em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará. O curso ocorre no dia 29 de abril a 2 de julho, com turma no período da manhã e tarde, com carga horária de 160 horas. A coordenadora do Creas Lilian dos Santos explica como funciona a seletiva dos adolescentes.
 
 SONORA: Coordenadora do Creas - Ilka Brandrão, Lilian dos Santos
“Funciona assim, a partir que o adolescente da entrada no creas a equipe técnica faz um estudo social e inicia o acompanhamento. Na verdade todos os adolescentes eles devem ser encaminhados para a profissionalização, que esse é um item que contribui para o processo da medida socioeducativa, até porque depois eles vão entrar na fase adulta, insertar o mercado de trabalho e durante o período da medida a gente tem que garantir esse acesso a profissionalização ou o inicio da profissionalização desses adolescentes." 
 
REPÓRTER: De acordo com a coordenadora, a profissionalização é um dos itens essenciais ao cumprimento das medidas socioeducativas. Os adolescentes têm o acompanhamento técnico psicossocial, educação, saúde, fortalecimento dos vínculos familiares, espiritual, entre outras medidas. Lilian afirma que os adolescentes que cumprem todas as etapas de qualificação ganham o abono nas medidas socioeducativas.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif 
SONORA: Coordenadora do Creas - Ilka Brandrão, Lilian dos Santos
 “ Os que cumprem prestação de serviço à comunidade, devido o curso ser o curso ser ofertado durante todos os dias da semana de segunda a sexta, os que realmente fazem o curso, que a gente vê que realmente vão inicia e terminar, a gente solicita ao juizado a suspensão da medida  de psc, que caso o adolescente cumpra com êxito o curso o juiz avalia e da extinção da prestação de serviços a comunidade, mas contanto que  o adolescente se comprometa a se profissionalizar”
 
REPÓRTER: O curso será ministrado em uma unidade móvel do Senai, na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, em Belém.  A iniciativa integra a agenda socieducativa do Tribunal de Justiça do Pará, prevista no Plano de Gestão 2015/2017, com apoio do presidente do Tribunal, desembargador Constantino Guerreiro. A parceria para a formação profissional de jovens em conflito com a lei envolve a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), ligada à Corregedoria da Região Metropolitana, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social Ilka Brandão, ligado à Fundação Papa João XXIII (Funpapa) da Prefeitura de Belém.
 
Reportagem, Marcela Coelho

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.