TRABALHO: Flexibilização de horários das novas leis trabalhistas beneficia empregados, diz deputado

O tema vai ser discutido na próxima segunda-feira, no 1° Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O projeto de lei que trata de mudanças nas regras das relações de trabalho, mais conhecido com minirreforma trabalhista, foi apresentado nesta semana, na Câmara dos Deputados. Na ocasião, o relator da proposta, Rogério Marinho (PSDB-RN), leu o parecer preliminar que, entre outras coisas permitirá que trabalhadores com mais de 50 anos dividam suas férias, se desejarem.

Além disso, acordos entre patrões e empregados vão prevalecer sobre a lei como regra geral. Porém, sem desrespeitar as normas da Constituição. Entre os pontos destacados no texto estão o parcelamento de férias e a jornada de trabalho, que será negociada entre empregadores e funcionários.

O deputado federal pelo PMDB do Rio Grande do Sul, Darcísio Perondi, dá um exemplo de como esse tipo de negociação pode facilitar a vida do trabalhador.

TEC./SONORA: Darcísio Perondi, Deputado Federal (PMDB-RS)

“O funcionário quer descansar só meia hora ao meio dia, para sair meia hora antes. Para poder ir à escola, ou para não chegar às 22h em casa porque perde um ônibus ou pegar o filho na creche. Então isso, a lei hoje não permite. Mas, se há um acordo e com a lei trabalhista isso pode acontecer. E pode acontecer em outras áreas. Então isso é uma necessidade.”

LOC: O professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo, Hélio Zylberstajn, acredita que as novas regras trabalhistas contribuem para o aumento de contratações.

TEC./SONORA: Hélio Zylberstajn, professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP)

“A reforma faz coisas importantes, quando ela aumenta o espaço da negociação, ela cria uma oportunidade para que os compromissos entre as partes se acentuem. Isso tem reflexos em rotatividade, em produtividade e lá na frente vai ter reflexos em emprego também.”

LOC: O tema vai ser discutido na próxima segunda-feira, no 1° Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho. O evento vai ser em Porto Alegre, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, das 8 horas da manhã às duas horas da tarde.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.