TOLEDO (PR): Moradores podem fazer denúncias de focos do mosquito da Dengue

Salvar imagem

LOC: Atenção, morador de Toledo! Se você conhece algum lugar que pode ser foco do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya, faça a sua parte para que a população fique protegida. Basta ligar para 156 ou para 3378 5177 se você souber de algum lugar que pode ser foco do mosquito. Os dois números recebem denúncias. Além disso, a Secretaria de Saúde também criou uma página no facebook, chamada: “Toledo contra a Dengue/Chikungunya e Zika Vírus”. O coordenador do setor de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, explica a iniciativa. 

TEC/SONORA: Taylon Pereira, coordenador do setor de Controle e Combate às Endemias
“A gente anota tudo certinho. Damos um retorno para às pessoas que ligam aqui e fazem as denúncias. Justamente para que a gente consiga cada vez mais ter laços mais próximos. Porque o objetivo é criar esse vínculo com a comunidade. Isso traz um resultado positivo tanto para a comunidade quanto para o controle da Dengue. E isso nos traz um resultado no sentindo de agir precocemente.” 

LOC: De acordo com o Ministério da Saúde, Toledo está em situação de alerta porque em muitos imóveis foram encontrados focos do mosquito. Para ajudar na luta contra a Dengue, cerca de 180 agentes de saúde e endemias fazem um trabalho diário de orientação aos moradores. O problema todo é que muitas pessoas estão trabalhando na hora da visita dos agentes, que não encontram ninguém em casa. Em dezembro, a situação se agrava: moradores viajam e deixam as casas fechadas, sem que os agentes de saúde consigam entrar para fazer a vistoria. Por isso, Taylor Pereira pede que os moradores que não receberam os agentes, agendem uma visita, que também pode ser marcada pelo mesmo telefone 3378 5177. 

TEC/SONORA: Taylon Pereira, coordenador do setor de Controle e Combate às Endemias
“Dezembro e janeiro são, historicamente, os meses em que a gente possui o maior índice de pendências. Este ano a gente teve um enfoque totalmente voltado a esse período de férias para que as pessoas, antes de viajar, recebam as nossas equipes. Nós estamos no sétimo ciclo de visita. Diante desse ciclo em que estamos - necessitando visitar 100 por cento (dos imóveis) - se as pessoas se anteciparem e agendarem as visitas, isso vai facilitar muito que a gente chegue perto de atingir o ideal. E garantir o mais importante: que essa casa fique sem criadouro.” 

 


LOC: Anote novamente os telefones para denúncias de focos do mosquito e para agendamento de visitas dos agentes de saúde: 156 e  3378 5177Para saber mais sobre como você pode proteger sua família e sua vizinhança do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.