TOCANTINS: Mais 20 profissionais do programa Mais Médicos devem chegar ao estado até 20 de fevereiro

Mais 20 profissionais do programa Mais Médicos vão atuar no Tocantins

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Este ano, o Tocantins solicitou ao Ministério da Saúde mais 20 profissionais do programa Mais Médicos para atuarem nos municípios. A solicitação já foi atendida. Todos esses médicos têm registro para atuarem no Brasil e devem começar a se apresentar nessas cidades até o dia vinte de fevereiro. Mas de acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, os profissionais que não comparecerem no prazo indicado perdem a vaga.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

“A partir de hoje eles já podem procurar a secretaria municipal, ele formaliza a adesão e o início efetivo de atividade desta primeira etapa é dia 2 de março, mas ele não pode deixar de confirmar até 20. Se eles deixarem para se apresentar no dia 2 de março, eles serão considerados desistentes. Por isso que nós estamos mantendo todo o cronograma da confirmação até o dia 20.”

REPÓRTER: O secretário de saúde do Tocantins, Samuel Bonilha, acredita que a população deve receber os novos profissionais do Mais Médicos com entusiasmo.

SONORA: secretário de saúde do Tocantins, Samuel Bonilha

“Você imagina uma cidade que nós temos a 400 quilômetros de Palmas, beneficiada por um profissional desses, muitos problemas ele soluciona lá no município mesmo. Então, evita as pessoas saírem de lá sem um diagnóstico, sem saber o que é, passar o dia viajando, chegar no hospital sendo transportado às vezes em carroceria de caminhonete para ser atendido aqui. Hoje não. Hoje é atendido no município, porque o programa Mais Médicos levou essa assistência para o município. Eu gostaria que as cidades que estão crescendo e aumentando a sua população, pudesse ter o interesse e pleitear essa adesão ao Mais Médicos."

REPÓRTER: Os profissionais do programa Mais Médicos que se apresentarem no Tocantins até o dia 20 de fevereiro devem começar a atender a população a partir do dia dois de março. Para saber mais sobre o programa, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é: www.saude.gov.br

Reportagem, Diane Lourenço

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.