TOCANTINS: Cerca de 24 mil gestantes passam a receber vacina contra coqueluche

Cerca de 24 mil gestantes devem ser vacinadas contra a coqueluche em Tocantins. A vacina, conhecida como dTpa, foi introduzida nesta semana no Calendário Nacional de Vacinação e também protege contra o tétano e a difteria.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 01'38''

REPÓRTER: Cerca de 24 mil gestantes devem ser vacinadas contra a coqueluche em Tocantins. A vacina, conhecida como dTpa, foi introduzida nesta semana no Calendário Nacional de Vacinação e também protege contra o tétano e a difteria. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o objetivo dessa imunização é reduzir as mortes de recém-nascidos provocadas pela coqueluche.

SONORA: ministro da Saúde - Arthur Chioro

"A coqueluche se manifesta de maneira mais grave entre os bebês até seis meses de vida e é por isso que é fundamental ele receber da sua mãe a defesa contra a coqueluche, enquanto o seu organismo vai sendo estimulado através da vacinação, que ele começa a receber pelo calendário a partir do segundo mês de vida, para que ele possa formar as suas próprias células de defesa, seus anticorpos que vão lhe proteger contra a coqueluche". 

REPÓRTER: A coordenadora de imunização do estado de Tocantins, Marlene Alves, acredita que, somente com a vacina, vai ser possível prevenir a doença.

SONORA: coordenadora de imunização do estado de Tocantins – Marlene Alves

"Nós introduzimos a vacina agora no mês de novembro, todos os municípios já receberam a vacina, a aceitação até agora têm sido muito boa. Estamos com expectativas que nós vamos vacinar todas as gestantes, a partir dos sete meses de gestação. Temos que vacinar e os casos continuam aparecendo e a gente sabe que só através da vacinação é que nós vamos realmente prevenir a doença, principalmente em recém-nascidos".

REPÓRTER: A vacina contra coqueluche voltada para as gestantes vai imunizar cerca de três milhões de mulheres e mais de 300 mil profissionais da saúde que têm contato com recém-nascidos. A vacina já está disponível nos postos de saúde da rede pública de saúde. Para saber mais sobre a vacina, acesse: www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.