TOCANTINS: Autonomia da PF vai poder agilizar ações de combate ao crime no estado, acredita ADPF-TO

Salvar imagem

REPÓRTER: Os delegados de Polícia Federal estão em campanha pela autonomia administrativa e orçamentária da corporação, no Tocantins. A autonomia da PF é prevista em projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que aguarda para ser aprovado no Congresso Nacional. Para o representante da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, no Tocantins, Hugo Hass de Oliveira, a autonomia prevista em Lei vai permitir que o cargo de Diretor-Geral da corporação seja eletivo e por tempo determinado, ou seja, o diretor não vai poder ser mudado por decisões políticas do governo Federal.
 
SONORA: representante ADPF-TO, Hugo Hass de Oliveira,
 
“A autonomia da Polícia Federal pretende ter é justamente o Diretor-Geral com mandato. Independente das operações, das investigações que venham ocorrer durante seu mandato, ele não poderá ser afastado por causa disto. O que exatamente a PEC pretende é transformar a Polícia Federal em polícia de Estado e não em polícia de governo”.
 
REPÓRTER: Em Tocantins, os delegados de Polícia Federal estão conversando com a população para explicar a necessidade da aprovação da PEC 412. O representante da ADPF tocantinense, Hugo Hass de Oliveira, lembra que com autonomia, os policiais federais vão poder administrar os recursos da instituição com mais objetividade.
 
SONORA: representante ADPF-TO, Hugo Hass de Oliveira,
 
“De forma mais rápida deslocar recursos onde há demanda. Se, no caso do Tocantins, normalmente a demanda é menor, porque tem um contingente populacional menor, mas enfim, pode ocorrer de ter uma operação grande, alguma investigação grande e seria necessário o deslocamento de recursos para lá. Com autonomia seria mais fácil essa medida”.   
 
REPÓRTER: Uma carta do povo brasileiro em favor da aprovação da PEC 412 está sendo assinada pela população em todos os estados. O documento já reuniu cerca de 400 mil assinaturas e está disponível na internet, no endereço adpf.org.br

Reportagem, Cristiano Carlos 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.