TOCANTINÓPOLIS (TO): Município tenta atingir meta da segunda etapa de vacinação contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As jovens entre 11 e 13 anos do município de Tocantinópolis devem procurar um dos três postos de saúde do município para receber a segunda dose da vacina contra o HPV. A unidade de saúde Auto Bonito, que fica no bairro de mesmo nome, disponibiliza a imunização para as meninas. A equipe de atendimento do local, composta pela enfermeira Marisa e pela técnica em enfermagem, Francisca, aplica a vacinação e informa as pessoas sobre a importância da prevenção contra o vírus. A técnica em enfermagem da cidade, Francinete da Silva, recomenda a vacina.
 
SONORA: técnica de enfermagem, Francinete da Silva
 
“Eu recomendo sim essa vacina para as pessoas. O que eu vejo é que ela é uma vacina boa porque quando eles vão fazer alguma coisa é porque já testou. E a gente vê de acordo com a procura dela que as pessoas vão à rede privada, compra e quer continuar tomando na SUS. Porque eles sabem tanto a questão do valor e a questão da importância. Uma coisa que previne contra o câncer todo mundo quer. Eu indico ela sim”.
 
REPÓRTER: Somente 35 por cento das garotas de Tocantinópolis dentro da faixa etária da vacinação receberam a segunda dose contra o vírus. O HPV é a principal causa do câncer do colo do útero, um dos que mais mata mulheres no Brasil. Para a coordenadora de imunização, Débora Antunes, a vacina contra o HPV é uma forma segura de prevenção.

SONORA: Coordenadora de imunização, Débora Antunes.
 
“Eu acho sim que ela é boa. Essa é uma ótima oportunidade para o futuro nós estarmos prevenidos. Pelo fato que hoje o índice de câncer é grande e no futuro nós não vamos ter essas meninas com câncer”.
 
REPÓRTER: Os dois postos de saúde da cidade que oferecem a vacina contra o HPV são o Ana Vina, na Vila Matilde, e a Policlínica Mucio Barbosa, que fica no bairro Alto da Boa Vista, próximo a igreja Santíssima Trindade. A secretaria de Saúde de Tocantinópolis ainda leva toda semana uma equipe de vacinação nos tribos indígenas da região para imunizar as jovens entre 11 e 13 anos.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

 

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.