TOBIAS BARRETO (SE): Chikungunya não tem casos nesse início do ano, mas ações são importantes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Os riscos para contrair a Dengue, Zika ou Chikungunya são altos, se não forem tomados determinados cuidados para evitar a proliferação do mosquito. As doenças possuem sintomas parecidos. Alguns deles são as dores no corpo, febres, dores nas articulações e também náuseas. Exames são realizados em unidades de saúde da sua cidade para mostrar o melhor tratamento para cada caso.

Sem nenhuma notificação até o presente momento na cidade, a Chikungunya provoca muitas dores. De acordo com a secretária de Saúde Municipal de Tobias Barreto, Emenuelly Carvalho, as reduções dos casos de um para nenhum, se deve por uma parceria entre o poder público e a sociedade.

TEC/SONORA: Emanuelly Carvalho, secretária de Saúde Municipal de Tobias Barreto.

“Eu acho que a sociedade, de modo geral, tem que se somar. O poder público sozinho não vai a lugar nenhum. Ele não consegue por mais que desenvolva as medidas de combate. Mas ele sozinho, se a população não se educar pra sujar menos as ruas, deixar suas casas sempre limpas, reservatórios cobertos, e nesse sentido eu acho que isso, somando ao papel do poder público, eu acho que isso sim, essa parceria é que dá certo.”

LOC: A professora Marta de Betânia, 47 anos, ficou acometida pela doença em casa, juntamente com o filho de 11 anos. Ela diz que se sentiu assustada quando soube da doença e teve que ficar três dias repousando, sem poder trabalhar. Marta diz que a população deve ajudar a combater o mosquito e auxiliar a prefeitura nas ações que ela promover para eliminar os criadouros do mosquito.

TEC/SONORA: Marta de Betânia, professora.

 “Que as pessoas tenham mais cuidado, principalmente em casa. Quem mora em casa com em quintal, que tem aquele vizinho de planta, que tem aqueles acúmulos de pneus, pra sempre estar olhando, principalmente agora na época das chuvas. Para as pessoas sempre estarem trocando, estarem de olho, porque é muito ruim. Eu acho que aqui em aqui em Tobias Barreto o índice, muitas gente reclama, poucas pessoas ficaram assim. Então o que as pessoas tem que fazer é ter cuidado, porque se cada um cuidar do seu quintal, a gente vai evitar o foco do mosquito.”

LOC: Cuide do seu lar para que você ou alguém de sua família não seja picado pelo mosquito transmissor da Dengie, Zika e Chikungunya. É importante também não se automedicar. Isso pode causar uma evolução na patologia, fazendo com que seja mais difícil de tratar futuramente. Cuide-se!

E você? Tem feito a sua parte? Ajude também a não deixar que o mosquito se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.