TJPA: Projeto Leitura Livre reuniu servidores para debates

Com a frase do célebre escritor Monteiro Lobato, a professora de Língua Portuguesa da Fundação Cultural do Pará, Chimênia Correa Pinheiro, iniciou mais uma edição do projeto Leitura Livre, nesta semana, na  biblioteca desembargador Antonio Koury. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

SONORA: Professora Chimênia Correa Pinheiro

Nós podemos começar o nosso encontro com uma citação de Monteiro Lobato, que diz “O país se faz com homens e livros”, e essa citação mostra exatamente a importância do ato de ler na nossa construção social e cognitiva.”

 

REPÓRTER: Com a frase do célebre escritor Monteiro Lobato, a professora de Língua Portuguesa da Fundação Cultural do Pará, Chimênia Correa Pinheiro, iniciou mais uma edição do projeto Leitura Livre, nesta semana, na  biblioteca desembargador Antonio Koury. O objetivo do projeto é sensibilizar os servidores para a prática da leitura e da escrita e mostrar que o hábito de ler e escrever é importante para a vida, conforme ressaltou a professora Chimênia Correa Pinheiro, que mediou o encontro.

 

SONORA: Professora Chimênia Correa Pinheiro

“O nosso maior dialogo com o projeto é justamente esse olhar na perspectiva social, fazer com que esse participante se sinta de fato e efetivamente parte desse processo por meio da leitura, então nós trouxemos vários poemas de autores variados: Clarice Lispector, Cora Coralina, Max Martins, não só autores de fora, mas autores paraenses pra que eles possam se sentir um pouco parte desse universo literário.”

 

REPÓRTER: Cerca de 15 pessoas participaram do encontro. Um dos participantes, Adão da Silva Furtado, que trabalha na digitalização de arquivos do TJPA, escolheu um dos poemas de Carlos Drummond de Andrade, e explicou porque se identificou com o texto.

 

SONORA: Adão da Silva Furtado

"Esse poema falou muito comigo. “só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo”. Há muitas coisas erradas nas nossas vidas e que precisamos mudar de dentro pra fora. E as pessoas querem mudar o governo, querem mudar a política, mas o importante mesmo é a mudança em cada um de nós”

 

REPÓRTER: No decorrer do encontro, foram debatidos assuntos sobre a importância da prática de ler, posteriormente, algumas dinâmicas foram realizadas, como leituras de poemas e uma breve explicação sobre o entendimento de cada um. Ao final do encontro, os servidores puderam interagir através de uma leitura corporal de trechos dos poemas que ficaram expostos na biblioteca.

 

Reportagem Diego Leandro

Receba nossos conteúdos em primeira mão.