TJPA: Museu sobre Rodas vai a Canaã dos Carajás

Até a próxima sexta – feira, dia 14, o Museu Sobre Rodas, que carrega parte da história do Tribunal de Justiça do Estado do Pará está presente na Semana do Advogado de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –
 
REPÓRTER: Até a próxima sexta – feira, dia 14, o Museu Sobre Rodas, que carrega parte da história do Tribunal de Justiça do Estado do Pará está presente na Semana do Advogado de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense. Mais de sessenta pessoas já passaram pelo Museu, entre estudantes, agentes comunitários de saúde e trabalhadores locais. O projeto tem levado cidadania ao povo do Estado, como a explica historiadora Cacilda Pinto.
 
SONORA: Historiadora Cacilda Pinto.
 
“Esse projeto pretende não somente contar a historia do Poder Judiciário no Estado do Pará, desde a sua fundação até os dias atuais, mas como também levar um pouco da cidadania para o povo do nosso estado.”
 
REPÓRTER: Este é o terceiro ano consecutivo que o Judiciário participa do evento, não só contando a história do Tribunal, mas com a realização de mutirões e de palestras com temas relacionados à cidadania.  A gestora do Serviço de Museu e Documentação Histórica do Judiciário, Cacilda Pinto, destaca o papel do “Museu Sobre Rodas”.
 
SONORA: Historiadora Cacilda Pinto.
 
“Nós que trabalhamos no Museu tentamos através de uma atividade lúdica dar um pouco de um aspecto cidadão a eles. Então, o papel do Judiciário, ao fazer essas ações sociais, é na tentativa de mostrar a eles que eles têm direitos e garantias e qual é o papel da Justiça nesse sentido”.
 
REPÓRTER: A Semana do Advogado de Canaã dos Carajás teve início no último domingo, dia 9. A juíza Nilda Mara Jácome está à frente da ação do Tribunal de Justiça do Pará no município.
 

Reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.