TJPA: Judiciário incentiva troca solidária

Livros, CDs, DVDs, discos de vinil e artesanatos foram utilizados na Feira de Trocas Solidárias do Judiciário, que incentiva a economia, a sustentabilidade e promove a cultura entre servidores e magistrados do Tribunal de Justiça do Pará. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER:  A servidora do Tribunal de Justiça do Pará, Terezinha Lobato, participou da Feira de Trocas Solidárias do Judiciário e trocou livros usados pela moeda social, denominada ECO$, confeccionada com material reciclado. Com o valor, ela adquiriu quatro livros e um CD, por 33 ECO$. Terezinha garante que ficou satisfeita. 

 
SONORA: Terezinha Lobato, servidora.
“Uma iniciativa muito boa, porque isso eu acho que incentiva uma consciência até de nós reaproveitarmos, de nós trocarmos experiências também com outras pessoas. Isso é importante porque a gente tem, às vezes, um livro em casa, um artesanato, alguma coisa que está ali do lado e outra pessoa pode aproveitar. Como agora, eu estou pegando esses livros aqui, deixei alguns, esses aqui já vão somar”.
 
REPÓRTER: Livros, CDs, DVDs, discos de vinil e artesanatos foram utilizados na Feira de Trocas Solidárias do Judiciário, que incentiva a economia, a sustentabilidade e promove a cultura entre servidores e magistrados do Tribunal de Justiça do Pará. Os produtos cadastrados foram classificados em valores de E$1,00; E$2,00; E$5,00; E$10,00; E$20,00 e E$50,00. A diretora do Núcleo Socioambiental do Judiciário, Evelise Rodrigues, comenta a ação.
 
SONORA: Diretora do Núcleo Socioambiental do Judiciário, Evelise Rodrigues.
“Estimular a troca, o consumo consciente de produtos. Às vezes, a gente tem em casa um livro que a gente leu e a gente vai deixa-lo na estante, e aqui a gente pode divulgar, trazer esse livro, dar possibilidade de outras pessoas conhecerem o que a gente já conhece. Então, a nossa ideia é justamente divulgar a solidariedade, divulgar a cultura, o consumo consciente e a circulação sem envolver espécie, pecúnia. A gente trabalhou com uma moeda solidária, isso faz parte de um projeto de economia solidária que tem até hoje uma secretaria no Ministério do Planejamento em Brasília”.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
REPÓRTER: A Feira de Trocas Solidárias ocorreu na biblioteca do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Pará. O projeto é promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenadoria de Saúde, Núcleo Socioambiental, Departamento de Documentação e Informação e Divisão de Biblioteca. 
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.