TERRA SANTA (PA):Meninas precisam tomar segunda dose da vacina que previne o câncer no útero

A cidade está com apenas dois por cento da meta estabelecida pelo ministério da Saúde que é de 75 por cento.

Salvar imagem

REPÓRTER: Meninas com idade entre 11 e 13 anos que moram em Terra Santa precisam tomar com urgência a segunda dose da vacina que previne contra o câncer do colo do útero. A cidade está com apenas dois por cento da meta estabelecida pelo ministério da Saúde que é de 75 por cento. Dados do Instituto do Nacional do Câncer indicam que em 2015, cerca de mil mulheres devem ser diagnosticadas com câncer no útero, somente no estado do Pará. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica porque é importante vacinar as meninas já na adolescência.

SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa

“Hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero, por isso é importante que as meninas que tomaram a primeira dose, tomem a segunda, a proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos em 2015 começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de forma drástica em nosso país.”

REPÓRTER: A vacina está disponível durante todo ano nos postos de saúde de todo país. As doses são aplicadas em três etapas: a segunda deve ser aplicada seis meses após a primeira e a última, cinco anos após a primeira dose. Os pais devem levar as filhas ao posto de saúde que fica na Vila Conceição, no centro de Terra Santa.

Reportagem, Rodrigo Santos

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.