TERESINA (PI): Estado investe em ações educativas para combater mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Teresina apostou em ações estratégicas de educação e esclarecimento para engajar a população no combate ao mosquito transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, os casos de Dengue este ano diminuíram quase 64% em relação ao primeiro trimestre de 2016. A diretora da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Amariles Borba, fala sobre as ações educativas que foram desenvolvidas no ano passado.  

 TEC/SONORA: Amariles Borba, diretora da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

 “Durante o ano passado a Fundação fez um trabalho intensivo de informação junto à comunidade. Só de stands em eventos, solicitados pela população, associação de moradores, colégios, nós fizemos 226. De folder, distribuímos mais 115 mil, cartazes mais de 33 mil. Palestras 152.”

 LOC: Uma das ações de maior importância, de acordo com a diretora da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, são as faxinas semanais, que percorrem os bairros de Teresina recolhendo lixo e acabando com os focos do mosquito.

 TEC/SONORA: Amariles Borba, diretora da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

 E Teresina continua fazendo a faxina nos bairros, todos os sábados. Tivemos uma realização de 53 edições, foram recolhidas cerca de cinco mil toneladas de lixo. É significativo ver como as pessoas guardam lixo. Nessas faxinas, geralmente se recolhem aqueles eletrodomésticos, móveis que não são mais utilizados, localizados nos quintais das casas e que servem de criadouro para o mosquito.”

 LOC: A técnica em suporte de sistemas Irisnalda Menezes da Silva Costa, de 53 anos, moradora do bairro Cidade Nova, em Teresina, teve Chikungunya no ano passado. Ela conta que o problema também afetou outras pessoas do bairro.

  TEC/SONORA: Irisnalda Menezes da Silva Costa, técnica em suporte de sistemas.

 “Inclusive na época, no mês de maio, a minha nora pegou, a vizinha pegou, o vizinho também. A senhora que pegou comigo, ainda não conseguiu se recuperar. Eu acho que era exatamente por aqui que estava esse foco, porque foi muita gente que pegou.”

 LOC: A Fundação Municipal de Saúde de Teresina reforça a importância dos cuidados, como a limpeza dos quintais e evitar o acúmulo de águas que possam servir de criadouros para o mosquito. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.