TERESINA (PI): Das quatro mil doações mensais realizadas no Piauí, a maior parte acontece na cidade

O hemocentro da capital tem como objetivo fidelizar os doadores de sangue.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Piauí tem uma média de quatro mil doações de sangue por mês. Boa parte desse número acontece na capital, Teresina. Isso porque o hemocentro coordenador do estado fica exatamente na cidade. A quantidade de quatro mil doações é o mínimo para que o hemocentro consiga manter o estoque em dia. Quem explica mais sobre a doação de sangue em Teresina é o diretor do Hemopi, Jurandir Martins.

TEC./SONORA: Jurandir Martins, diretor do Hemopi.

“Aqui em Teresina, o hemocentro fica no centro da capital. E aqui nós temos o serviço de captação de doadores, que vem avançando significativamente, através da conscientização cada vez mais da população aqui do estado, que tem se mostrado muito cooperativa com o nosso trabalho aqui do hemocentro. Nós temos feito um trabalho de educação da saúde, perante a rede educacional aqui do estado, perante os nossos parceiros, conscientizando a população sobre o que é a doação de sangue, sempre buscando o maior número de espontaneidade possível e a fidelização do nosso doador de sangue.”

LOC.: O doador fidelizado é aquele que pratica o ato solidário com a máxima frequência possível, dentro do recomendado pelos profissionais da saúde. Para os homens, essa frequência é igual a quatro vezes por ano. E para as mulheres, três vezes por ano. Nara Teixeira é doadora de sangue fidelizada do Hemopi de Teresina há nove anos. Ela é também funcionária do hemocentro, onde trabalha como coordenadora de agência transfusional, e começou a doar por causa do trabalho, que despertou sua solidariedade. Além de ser doadora de sangue total, ela também costuma doar plaquetas, que são componentes do sangue. Casada, 36 anos, mãe de dois filhos, Nara busca incentivar a família para
seguir o exemplo. Ela acredita que, no futuro, seus filhos também serão doadores.

TEC./SONORA: Nara Teixeira, coordenadora de agência transfusional.

“O ato de doação é um ato enorme de solidariedade, porque através dessa doação de sangue você vai salvar muitas vidas. E tem muita gente precisando. E até mesmo porque eu trabalho no hemocentro, a gente, até sem querer, acaba captando doadores, divulgando o nosso trabalho. E sempre tentando fazer com que as pessoas se encaminhem ao hemocentro. Eu sempre digo a seguinte frase: medos são para ser superados. Então você só vai saber o que acontece numa doação quando você superar o medo e se tornar um doador. Eu tinha medo, eu doei e continuo doando.”

LOC.: Para doar sangue, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, ter boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de idade, entre 16 e 18 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis. O Hemopi de Teresina fica no centro da cidade, Rua 1º de Maio, número 235. Para falar com o hemocentro, ligue (86) 32218319. Repetindo: (86) 32218319. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.