TEOTONIO VILELA (AL): Peixes ajudam no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Moradores de Teotônio Vilela contam com mais um apoio no combate ao mosquito transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika. Os peixes, mais conhecidos como barrigudos, estão sendo distribuídos para quem possui reservatórios de alvenaria ou tonéis. De rápida reprodução, eles sobrevivem em locais com pouca oxigenação e se alimentam das larvas do mosquito reduzindo, assim, o índice de infestação das doenças.
 
TEC/SONORA: Izabelle Monteiro, secretária de Saúde.
“Todas as casas que têm algum reservatório de alvenaria recebem os peixes. Além das tampas, que a gente distribui. São tampas de tecido, adequadas para que os reservatórios não fiquem expostos. A gente orienta também como fazer a limpeza dessas caixas.”
 
LOC: O município alagoano está em situação de risco. No ano passado foram registrados mais de 500 casos de Dengue. A professora Lidiana Santos  teve a doença no ano passado. Para ela, o projeto dos peixes e o trabalho dos agentes no bairro em que mora, Água de Meninos, têm ajudado a conscientizar a população da importância da prevenção no combate ao mosquito.
 
TEC/SONORA: Lidiana Santos, professora, 30 anos.
 “Tinha muita gente que não era esclarecida com esse trabalho dos agentes. Começaram a entender mais o assunto, começaram a melhorar. Melhorou bastante.”

LOC: A secretaria de Saúde, em parceria com outras secretarias, escolas e a comunidade, realiza toda semana mutirões para conscientizar a população das medidas adequadas de combate ao mosquito. As casas que seguirem as orientações de forma correta irão receber um selo de morador nota dez, emitido pela prefeitura. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.