TEÓFILO OTONI (MG): Vacinação antecipada evita febre amarela em município que sofre com surto

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: De acordo com a secretaria de Saúde de Minas Gerais, até a semana passada, a microrregião de Teófilo Otoni notificou 400 casos de febre amarela em 13 municípios. A cidade com maior número de casos é Ladainha, com 110, sendo 29 confirmados e 79 ainda em investigação. Em seguida vem Novo Cruzeiro, com 20 casos confirmados. Teófilo Otoni confirmou dez casos. Mesmo com a situação em cidades próximas, o município de Itaipé registrou apenas dois casos até agora, e mesmo assim ainda sem confirmação. Para o secretário de saúde do município, Vinicius Silvestre, ter antecipado a vacinação contra febre amarela fez com que a cidade registrasse poucos casos.

TEC./SONORA: Vinicius Silvestre, secretário de saúde de Itapé-MG.

“Nós já pegamos mais ou menos de 7 mil a 8 mil doses de vacina. A nossa população, a grande maioria, já estava imunizada. Logo que aconteceram as notificações nas cidades vizinhas, colocamos as equipes para trabalhar, para fazer o bloqueio sobre essas cidades vizinhas, para bloquear onde teve as notificações. E caso viesse ocorrer alguma notificação, nós já estaríamos preparados e já feito o trabalho naquele devido local.”

LOC.: Vinícius Silvestre explica que a vacinação atendeu, primeiro, aos moradores da zona rural de Itaipé, porque eles estão mais perto de municípios com muitos casos de febre amarela do que da própria zona urbana da cidade.

TEC./SONORA: Vinicius Silvestre, secretário de saúde de Itapé-MG.
 
“Temos sim as equipes, os profissionais, que são enfermeiros, pessoal da imunização, agentes comunitários. A gente determina, faz um cronograma de vacinação na semana, determina as localidades que vão ser feitas, que são poucas, e poucas pessoas também. Logo no omeço, muita gente da zona rural correu para a cidade para fazer a vacinação. Agora, graças a Deus, está mil maravilhas, em vista do que estava antes na hora do susto.”


LOC.: De acordo com o secretário Vinícius Silvestre, em todos os Postos de Saúde da Família a vacina contra a febre amarela está sendo aplicada. Fique atendo aos sintomas da febre amarela: febre alta que começa de repente, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Na forma mais grave da doença, os rins e o fígado não funcionam direito, os olhos e a pele ficam amarelados, a pessoa tem hemorragia e fica muito cansada. Verifique o seu cartão de vacina. Se não tiver mais o cartão, vá ao posto de saúde onde você se vacina e tente recuperar seu histórico. Se não conseguir, tome a vacina. Para mais informações, acesse www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.