TEIXEIRA DE FREITAS (BA): População deve procurar postos de saúde pra tomar vacina contra febre amarela

Na Bahia, até o momento foram notificados quatorze casos de febre amarela próximos a fronteira com Minas Gerais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Teixeira de Freitas está localizada próximo à fronteira com Minas Gerais e Espírito Santo. Os moradores do município devem ficar atentos à vacinação contra a Febre Amarela. Como os dois estados vizinhos são considerados áreas de alerta para a doença, a população da cidade não pode deixar de procurar os pontos de vacinação na cidade, como postos de saúde, por exemplo. O operador de caixa, Danilo Gomes, de 19 anos sabia que corria o risco de pegar Febre Amarela por morar em uma região próxima de chácaras e fazendas. A casa dele fica no bairro Luís Eduardo Magalhães. Danilo conta que já tomou a vacina este ano.

TEC/SONORA.: Danilo Gomes, operador de caixa

“É importante para se prevenir contra a doença. Porque depois de pegar febre amarela pode ser tarde demais.”

LOC: O Danilo está certo. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é forma mais eficaz de se proteger da doença. O ministro da Saúde, Ricardo Barros garante que a situação está sob controle, mas reforça que todas as pessoas que preenchem os requisitos de prioridade, devem tomar a vacina.

TEC/SONORA: Ricardo Barros, ministro da saúde

“A população deve procurar os postos de vacinação. Não precisa ter pressa. Pode ser hoje, amanhã, semana que vem. As vacinas já estão disponíveis, e nós esperamos contar de fato com a mobilização da população. A situação é de alerta, está sob controle, temos as vacinas para distribuir, as equipes treinadas, então a população pode ficar tranquila que ela tem estrutura para ser assistida nesse momento.”

LOC.: Para o Ministério da Saúde, pessoas que vivem nas áreas que registram casos da doença e pessoas que moram ou estão viajando para regiões próximas das áreas de alerta, têm prioridade para tomar a vacina contra febre amarela. A superintendente Estadual de Vigilância e Proteção da Saúde, Ita de Cássia, ressalta que não está faltando vacina.

TEC/SONORA.: Ita de Cássia, superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde

“Não tem havido desabastecimento. O Ministério da Saúde fez uma programação e está entregando semanalmente as vacinas, e a gente tem feito logo a reposição para as salas de vacina."

LOC.: Na Bahia, até o momento foram notificados quatorze casos de febre amarela próximos a fronteira com Minas Gerais. Nenhum deles foi confirmado. Dois já foram descartados. Para saber mais, acesse: saude.go.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.