Data de publicação: 16 de Setembro de 2016, 12:21h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
REPÓRTER: Representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Banco Central do Brasil (Bacen) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) discutiram as mais recentes atualizações no BacenJud, sistema criado pelo CNJ e pelo Banco Central para dar mais efetividade às ordens judiciais emitidas pela Justiça ao Sistema Financeiro Nacional.
Atualmente, 98,5 por cento dos pedidos de bloqueios de valores ou de informações feitos pela Justiça brasileira às instituições financeiras tramitam eletronicamente pelo BacenJud. A mais recente funcionalidade acrescentada ao sistema foi um meio de os magistrados acessarem o BacenJud pela certificação digital. Segundo o conselheiro Carlos Eduardo Dias, que representou o CNJ na reunião, trata-se de uma demanda antiga dos magistrados brasileiros. O conselheiro afirmou que os magistrados precisam de login e senha para acessar o sistema, o que pode representar um incômodo devido ao número de senhas a memorizar. A possibilidade de acesso por certificado digital dá mais segurança ao BacenJud, avalia Carlos Eduardo Dias.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev