Data de publicação: 07 de Março de 2017, 02:20h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
Tempo de áudio: 1'41''
REPÓRTER: Medicamentos biológicos para tratamento de câncer, artrite e doenças autoimunes vão ficar mais baratos. O anuncio foi realizado nesta segunda-feira (06), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante a inauguração do novo espaço do Instituto de Tecnologia do Paraná, que junto das instituições públicas Biomanguinhos e Butantan ficarão responsáveis pela transferência de tecnologia e produção dos medicamentos. Durante o anuncio, o ministro explicou que o governo importa aproximadamente oito bilhões de reais em medicamentos de alto custo, e que, com as parcerias, esse valor vai ser reduzido.
SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.
“Três laboratórios com diversos parceiros diferentes tecnológicos, que passam a produzir esses medicamentos, a vender de imediato para o governo brasileiro, mais barato. Inicialmente com 30% de desconto e a cada ano eles são obrigados a reduzir em 5% o valor do medicamento. Por isso, que é muito importante para o Brasil este processo de parceria de desenvolvimento produtivo, porque nos dá economia imediata e perspectiva de ter tecnologia produzida no país para esses e para novos medicamentos que serão desenvolvidos”.
REPÓRTER: Oito áreas serão priorizadas: síntese química, hemoderivados, fitoterápicos, doenças raras, doenças negligenciadas, produtos para a saúde e medicina nuclear, além de biológicos. A escolha dos laboratórios para concentrar as plataformas de biológicos levou em consideração o nível de conhecimento e experiência no tema. Para saber mais acesse www.saude.gov.br.
Reportagem, Janary Damacena.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev