TECNOLOGIA: Países e empresas defendem a criação de foro global para regulação do ambiente digital

A medida foi discutida durante o seminário "Confiança no Ambiente Digital", organizado pela Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A criação de um organismo internacional para regulação e sanções em casos de ataques cibernéticos vai aumentar a estabilidade e a segurança do ambiente digital em nível global. O assunto foi discutido durante o seminário "Confiança no Ambiente Digital", que foi organizado pela Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. De acordo com o ministro da pasta, Gilberto Kassab, a segurança na internet é uma das grandes preocupações do governo.

TEC./SONORA: Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

"O principal problema hoje, muito bem identificado pela sociedade brasileira, que hoje começa a manifestar com muita nitidez, com muita intensidade a sua preocupação, é a questão da segurança. A segurança, a partir de agora, é uma das grandes preocupações que todos nós temos."

LOC.: Para a diretora de Políticas e Programas Setoriais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Miriam Wimmer, é preciso aprofundar as discussões sobre a segurança no ambiente virtual.

TEC./SONORA: Miriam Wimmer, diretora de Políticas e Programas Setoriais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

"A ideia de que o cidadão, de que a pequena empresa, que o próprio governo possa se sentir seguro ao fazer as suas transações no mundo digital, ao digitalizar seu negocio, sua pequena empresa ou ofertar serviço ao público, no caso, o próprio governo."

LOC.: As Forças Armadas também estão preocupados com o assunto e agora, o Exército Brasileiro está a frente da Escola Nacional de Defesa Cibernética, local destinado para formar profissionais que vão atuar na área. É o que explica o chefe do Núcleo da Escola Nacional de Defesa Cibernética, tenente-coronel Fontenele.

TEC./SONORA: Tenente-coronel Fontenele, chefe do Núcleo da Escola Nacional de Defesa Cibernética.

"Nós temos diversos talentos aqui no Brasil e o nosso objetivo também, além da capacitação, e identificarmos estes talentos e trazermos ali para buscarmos uma aproximação com o pessoal. A gente está querendo oferecer crescimento da defesa cibernética para toda a sociedade brasileira."

LOC.: A estimativa é que até 2020, ataques cibernéticos devem causar prejuízos da ordem de US$ 3 trilhões em todo o mundo.

Reportagem, Cintia Moreira

Receba nossos conteúdos em primeira mão.