TECNOLOGIA: Ministério lança aplicativo para ampliar o acesso da população às informações de saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: E-SUS é novo canal de comunicação entre o Ministério da Saúde e o cidadão brasileiro. A nova ferramenta foi lançada nesta quinta-feira (01) durante o evento Dados Abertos sobre a Saúde no Brasil, em São Paulo. O aplicativo foi desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS e oferece informações em saúde de uso pessoal e restrito a cada cidadão, como explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“O papel do novo aplicativo vai ser justamente conectar as pessoas com o SUS. Explicar a eles, dar informação do serviço, do seu lugar na fila, das oportunidades, da disponibilidade dos serviços, onde está o serviço de saúde mais próximo, que ele possa encontrar a solução para o problema que apresenta. Então isso vai ser uma interação importante para o cidadão”.

REPÓRTER: O e-SUS vai fornecer o acesso aos dados do cartão nacional de saúde, lista de medicamentos retirados nas unidades de saúde, acompanhamento do cartão de vacinação, lista de exames realizados, entre outros. A nova ferramenta será disponibilizada nos principais sistemas operacionais do mercado, Apple iOS e Google Android. Além disso, poderá ser acessado por tablets e smartphones. Para mais detalhes acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Janary Damacena.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.