TECNOLOGIA: Internet banda larga chega a 1.660 Unidades Básicas de Saúde

A internet banda larga já chegou a 1.660 UBSs, unidades básicas de saúde. Ao todo, 23 estados já começaram a receber as conexões

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio: 03'02''

REPÓRTER: A internet banda larga já chegou a 1.660 UBSs, unidades básicas de saúde. Ao todo, 23 estados já começaram a receber as conexões. O médico Rodrigo Borato, por exemplo, já usa a internet no atendimento de pacientes do SUS na UBS Rosário, no município de Bom Despacho, em Minas Gerais. Ele acredita que a tecnologia facilita o trabalho da equipe de saúde e beneficia a população.

SONORA: médico – Rodrigo Borato

"Agilidade no atendimento do paciente, economia de insumos e também o principal, que é o trabalho com a integralidade de atendimento do usuário. Então, num simples acesso na unidade você vai ter noção de como foi o atendimento do paciente no pronto-socorro. Você consegue ver qual foi a conduta de um fisioterapeuta, assistente social, do médico, da enfermeira, do psicólogo. Foi de grande vantagem essa aquisição desse novo sistema pelo Ministério da Saúde para dar suporte à Atenção Básica".

REPÓRTER: O médico Rodrigo Borato também explica que a conexão à internet qualifica o uso do programa Telessaúde pelos profissionais da atenção básica.

SONORA: médico – Rodrigo Borato

"O Telessaúde, ele traz pra gente um suporte quando o médico de atenção básica, ele tem dúvidas, ele tem como tirar opinião com o expert, com o especialista. Isso é interessante porque muitas vezes a gente consegue evitar encaminhamentos desnecessários ou necessários onde não tenha muito suporte de atenção secundária, como ortopedia, como ginecologia e até mesmo neurocirurgia, casos mais complexos. A gente pode tirar dúvidas e isso, com certeza, vai trazer bastantes benefícios para o paciente, para a população de um modo geral".

REPÓRTER: Até agosto do ano que vem 12 mil 251 unidades básicas de saúde vão ter acesso rápido à internet. A instalação da tecnologia já está completa em 215 cidades. As unidades contempladas fazem parte do PMAQ, Programa de Melhoria de Acesso e da Qualidade na Atenção Básica. O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, André Bonifácio, ressalta que a novidade torna possível aos gestores da saúde qualificar a tomada de decisões para direcionar os investimentos nas áreas com maior demanda da população.

SONORA: secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde – André Bonifácio

"A partir da chegada da internet você tem uma possibilidade maior, não só de ter um volume grande de dados, mas de trabalhar esses dados e qualificar a tomada de decisão do gerente da unidade de saúde, do gestor municipal, do secretário de saúde do estado, das equipes técnicas do Ministério, do controle social - porque efetivamente isso também serve como espaço de transparência - e do usuário porque terá suas informações guardadas em uma base informatizada e vai facilitar muito o trabalho de todos os profissionais que lidam com esse tipo de informação".

REPÓRTER: O Governo Federal já oferece internet banda larga às localidades de difícil acesso do país, como postos de fronteira, aldeias indígenas, quilombos, escolas e telecentros. Para saber mais sobre os benefícios da internet nas unidades de saúde, acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Fábio Ruas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.